Tudo sobre cra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2961 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Este trabalho tem como objeto de estudo a classe profissional dos administradores representada pelo Conselho Regional de Administração (CRA), que são 27 Conselhos Regionais de Administração – CRAs, sediados em todos os Estados da Federação.
O CRA é um órgão consultivo, orientador, disciplinador e fiscalizador do exercício da profissão de Administrador. E uma Autarquia Federaldotada de personalidade jurídica de direito público, com autonomia técnica, administrativa e financeira.
A missão dos CRA resume-se em "Promover a difusão da ciência da administração e a valorização do administrador”.
Ao contrario de algumas profissões como o direito, o administrador não é obrigado a se registrar no CRA para exercer sua profissão. Porém a lei 4.769, aprovada pelodecreto de lei 61.934/67, dispõe sobre o exercício da profissão do administrador, fornecendo respaldo a fiscalização mantida pelos CRA’s. Isso faz com que os CRA tenham a sua função, de disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão do administrador, dentro das áreas privativas do administrador, descritas pela lei. Ou seja, esta lei proíbe que as áreas abrangidas por ela e seus desdobramentos,sejam realizados, dentro da empresa, por funcionários que não são graduados em administração ou não registrados no CRA. A lei garante que essas áreas devem ser de exclusividade dos administradores formados e registrados no conselho regional.
A lei também prevê que, serão obrigatoriamente registrados nos CRA's as empresas, entidades e escritórios técnicos que explorem, sob qualquer forma,atividades de Administrador, enunciadas nos termos da lei.
Vejamos agora mais a fundo sobre o que é o CRA, qual o papel desse órgão para os administradores, sua função e objetivo.

O que é o CRA?
O Conselho Regional de Administração é o órgão disciplinador e fiscalizador do exercício profissional do administrador. Foi criado pela Lei nº. 4.769, de 9 de setembro de 1965, que previa a constituição deórgãos que garantissem o seu cumprimento.
É uma entidade de vida própria, que se mantém sem nenhuma verba governamental, sendo sua única fonte de recursos as anuidades e taxas de serviços pagas pelos administradores e empresas registrados. Porém, presta contas ao Tribunal de Contas da União (TCU) e Conselho Federal de Administração (CFA).

Dos Deveres Especiais em Relação à Classe
Art. 9° AoAdministrador caberá observar as seguintes normas com relação à classe:
I - prestigiar as entidades de classe, propugnando pela defesa da dignidade e dos direitos profissionais, a harmonia e a coesão da categoria;
II - apoiar as iniciativas e os movimentos legítimos de defesa dos interesses da classe, participando efetivamente de seus órgãos representativos, quando solicitado ou eleito;
III -aceitar e desempenhar, com zelo e eficiência, quaisquer cargos ou funções, nas entidades de classe, justificando sua recusa quando, em caso extremo, achar-se impossibilitado de servi-las;
IV - servir-se de posição, cargo ou função que desempenhe nos órgãos de classe, em benefício exclusivo da classe;
V - difundir e aprimorar a Administração como ciência e como profissão;
VI - cumprir com suasobrigações junto às entidades de classe às quais se associou inclusive no que se refere ao pagamento de contribuições, taxas e emolumentos legalmente estabelecidos;
VII - acatar e respeitar as deliberações dos Conselhos Federal e Regional de Administração.
Missão
“Promover a difusão da ciência da Administração e a valorização da profissão do Administrador, visando a defesa da sociedade.CONSELHOS REGIONAIS DE ADMINISTRAÇÃO - CRAs
Os CRAs estão distribuídos em todo o Brasil, sediados nas capitais dos Estados e no Distrito Federal. Funcionam como entidades dotadas de personalidade jurídica, com autonomia técnica, administrativa e financeira. Não recebem nenhuma subvenção doGoverno Federal, sendo mantidos por anuidades e taxas pagas por profissionais e empresas.
Finalidades
Dentre as...
tracking img