Tudo sobre contabilidade despesas, custos ,perdas disperdicios em industrias de papeis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (480 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Custos industriais



Elementos básicos do Custo Industrial:



Ü Materiais;

Ü Mão-de-obra;

Ü Gastos Gerais de Fabricação.



1. Materiais



Osmateriais utilizados na fabricação podem ser classificados em:



ü Matérias-primas: são os materiais principais e essenciais na fabricação do produto. A matéria-prima para uma indústria demóveis de madeira é a madeira; para uma indústria de confecções é o tecido; para uma indústria de massas alimentícias é a farinha.

ü Materiais secundários: são os materiais que entram emmenor quantidade na fabricação do produto. Esses materiais são aplicados juntamente com a matéria-prima, complementando-a ou até mesmo dando o acabamento necessário ao produto. Os materiais secundáriospara uma indústria de móveis de madeira são: pregos, cola, verniz, dobradiças, fechos etc.; para uma indústria de confecções são: botões, zíperes, linha etc.; para uma indústria de massasalimentícias são: ovos, manteiga, fermento, açúcar etc.

ü Materiais de embalagem: são os materiais destinados a acondicionar ou embalar os produtos, antes que eles saiam da área de produção. Osmateriais de embalagem, em uma indústria de móveis de madeira, podem ser caixas de papelão, que embalam os móveis desmontados; em uma indústria de confecções, caixas ou sacos plásticos; em uma indústria demassas alimentícias, caixas, sacos plásticos etc.



2. Mão-de-obra



Compreende os gastos com o pessoal envolvido na produção da empresa industrial, englobando salários, encargos sociais,refeições e estadias, seguros etc.



3. Gastos Gerais de Fabricação



Correspondem aos demais gastos necessários para a fabricação dos produtos, como: aluguéis, energia elétrica, serviçosde terceiros, manutenção da fábrica, depreciação, seguros diversos, material de limpeza, óleos e lubrificantes para as máquinas, pequenas peças para reposição, telefones e comunicações etc....
tracking img