Tudo para iniciar o estudo de informatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1370 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de informática

1 descrever LAN MAN WAN
LAN é o acrónimo de Local Area Network, é o nome que se dá a uma rede de carácter local, e cobrem uma área geográfica reduzida, tipicamente um escritório ou uma empresa, e interligam um número não muito elevado de entidades. São usualmente redes de domínio privado;
MAN significa em inglês Metropolitan Area Network. Esta rede de caráctermetropolitano liga computadores e utilizadores numa área geográfica maior que a abrangida pela LAN mas menor que a área abrangida pela WAN. Uma MAN normalmente resulta da interligação de várias LAN, cobrindo uma área geográfica de média dimensão, tipicamente um campus ou uma cidade/região, podem ser redes de domínio privado ou público. Pode estar inclusivamente ligada a uma rede WAN;
WAN significa WideArea Network, e como o nome indica é uma rede de telecomunicações que está dispersa por uma grande área geográfica. A WAN distingue-se duma LAN pelo seu porte e estrutura de telecomunicações. As WAN normalmente são de carácter público, geridas por um operador de telecomunicações.

2 Características
LAN é o acrónimo de Local Area Network, é o nome que se dá a uma rede de carácter local, e cobremuma área geográfica reduzida, tipicamente um escritório ou uma empresa, e interligam um número não muito elevado de entidades. São usualmente redes de domínio privado;
3 topologias



4 Tipos de hardware de rede
Placas de rede
Uma placa de rede (também chamada adaptador de rede ou NIC) é um dispositivo de hardware responsável pela comunicação entre os computadores em uma rede.
A placa derede é o hardware que permite aos computadores conversarem entre si através da rede. Sua função é controlar todo o envio e recebimento de dados através da rede. Cada arquitectura de rede exige um tipo específico de placa de rede; sendo as arquitecturas mais comuns a rede em anel Token Ring e a tipo Ethernet.
Meios de transmissão de sinais

Cabo coaxial fino com blindagem simples;
Cabo coaxialgrosso com blindagem simples;
Cabo STP (Shielded Twisted Pair) – cabo de pares entrelaçados blindado;
Cabo UTP (Unshielded Twisted Pair) – cabo de pares entrelaçados não blindado;
         Categoria 1 (velocidade);
         Categoria 2 (4Mbps);
         Categoria 3 (10Mbps);
         Categoria 4 (20Mbps);
         Categoria 5 (100Mbps);
         Categoria 5a (velocidade);
        Categoria 6 (1000Mbps).
Cabo fibra óptica;
Wireless
         Infravermelhos - (8088 Hz)
         Ondas rádio - (2.4 GHz)
         Microondas - (30 GHz)
         Satélite – (500 MHz)

Dispositivos de interligação
Repetidor
Em informática, repetidor é um equipamento utilizado para interligação de redes idênticas, pois eles amplificam e regeneram electricamente os sinais transmitidos no meiofísico.
Hub
HUB ou Concentrador, é a parte central de conexão de uma rede. Muito usado no começo das redes de computadores ele é o dispositivo activo que concentra a ligação entre diversos computadores que estão em uma Rede de área local ou LAN. Trabalha na camada física do modelo OSI, ou seja, só consegue encaminhar bits.
Apesar de sua topologia física ser em estrela, a lógica é comparada a umatopologia em barramento por não conseguir identificar os computadores em rede pelos endereços IP, não conseguindo assim rotear a mensagem da origem para o destino.
Ativo e passivo
Switch
Um switch é um dispositivo utilizado em redes de computadores para reencaminhar frames entre os diversos nós. Possuem portas, assim como os concentradores (hubs) e a principal diferença entre o comutador e oconcentrador é que o comutador segmenta a rede internamente, sendo que a cada porta corresponde um domínio de colisão diferente, o que significa que não haverá colisões entre pacotes de segmentos diferentes — ao contrário dos concentradores, cujas portas partilham o mesmo domínio de colisão.
Bridge
Bridge ou ponte é o termo utilizado em informática para designar um dispositivo que liga duas ou...
tracking img