Tudo fica melhor com musica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1163 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO TUDO FICA MELHOR COM MÚSICA

“A arte de musicalizar reverbera em aspectos de valores morais, trabalha com regras e limites sociais e provoca aplausos da platéia.”

1. APRESENTAÇÃO
A idéia de montar um projeto de inicialização musical para jovens surgiu a partir da verificação da existência de poucas ações no município voltadas à cultura. Constatamos, a partir de entrevistas com asfamílias e da rede socioassistencial, que grande parte da população jovem do município encontra-se descontente com as possibilidades de entretenimento e de atividades culturais da cidade. Identificamos jovens interessados em aprender a tocar instrumentos musicais, muitos desses, participando de atividades ilícitas e colocando-se em risco.
Oferecer a oportunidade para jovens aprenderem a tocarviolão, flauta e bateria e com isso mobilizar a sociedade local para ações que incentivem e valorizem esses talentos é um dos objetivos desse projeto. Acreditamos que esse incentivo produzirá mudanças sociais: reduzindo número de jovens na rua; trabalhando com conscientização e inserção social; elevando autoestima; trocando experiências dentre outros efeitos. Concomitante ao trabalho com os jovensserão realizadas atividades com suas famílias. Com os dados obtidos através do plano familiar teremos condições de identificar as necessidades de cada família e junto com seus integrantes desenvolver estratégias para superar as dificuldades vividas e com isso fortalecê-las.
Terão prioridade nesse projeto jovens de 12 a 20 anos. A princípio, serão disponibilizadas vagas para 30 alunos com início dasaulas entre os meses de junho e julho de 2011 com duração de 6 meses após o início. A execução do projeto será de responsabilidade da Secretaria municipal de assistência social e contará com a colaboração de seus parceiros.
Como se trata de um município com grande extensão rural, ao longo do desenvolvimento desse projeto buscaremos formas de ampliar as comunidades atendidas na busca de atingirtambém as regiões mais afastadas do centro urbano. Para tanto necessitaremos de um veículo utilitário (Kombi) para o deslocamento da equipe e dos instrumentos musicais.

2. JUSTIFICATIVA
Ipiranga vem sofrendo muitos problemas com os jovens devido à falta de programas municipais voltados a esta faixa etária. Jovem quer se divertir, quer se reunir com os amigos, quer inovar e tem muita energiapara isso, porém vemos que no município não existe muito espaço saudável que incentive essas vivências. Uma das conseqüências disso é a participação deles em atividades consideradas ilícitas, jovens desmotivados, sem objetivos para o futuro, sem interesse em permanecer na escola e sem sonhos. A partir do contato com essa população, ouvindo deles mesmos seus interesses, resolvemos inserir nasatividades da Secretaria de Assistência Social aulas de violão, flauta e bateria com a intenção de trazer a essa população novos conhecimentos, de buscar através da arte meios que promovam mudanças na vida deles resgatando seus sonhos e melhorando as condições de vida de suas famílias.
Utilizando-se dos potenciais já existentes e das motivações latentes, pretende-se com esse projeto oferecer suporteao processo de desenvolvimento humano que na fase da adolescência esbarra em características muito peculiares que devem receber um olhar atento. Queremos colocar essa galerinha para usar e abusar de suas criatividades, para agir com irreverência através de meios saudáveis e trazer novas oportunidades de entretenimento para a própria cidade, incentivando a participação dos futuros músicos em eventosmunicipais, despertando assim o reconhecimento da comunidade local pelos talentos da própria terra.

3. OBJETIVOS
3.1 Objetivo geral
Ensinar jovens, em situação de vulnerabilidade social, a tocarem instrumentos musicais através de aulas de músicas, ampliando espaços de cultura e criatividade no município.

3.1 Objetivos específicos
• Ampliar possibilidades de aprendizagens aos...
tracking img