Tudo direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1101 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Somos livres ou determinados?

Quando nos referimos ao conceito de liberdade,podemos fazê-los a partir de diversas perspectivas. Há os que descrêem da possibilidade de escolha livre e outros para quem uma pessoa livre é aquela que pensa e age por si própria

A liberdade incondicional e o livre-arbítrio

Na tradição filosófica em geral,desde os gregos, enfatizou-se a liberdade humanaabsoluta,teoria pela qual temos a escolha de agir de um modo ou de outro, independentemente das forças que nos constrangem.Segundo essa perspectiva, ser livre é decidir e agir como se quer,sem determinação causal.Ser livre é,portanto,ser incausado.

Os gregos

A concepção de liberdade remota a Sócrates, que imprime uma orientação racionalista á ética. Para ele, virtudes – como a justiça, afortaleza, a temperança, a prudência – dependem do conhecimento que delas temos. Ou seja, agimos bem quando conhecemos a virtude e mal quando a ignoramos.
Aristóteles define o ato voluntário como ”princípio de si mesmo”,de modo que tanto a virtude como o vício dependem da vontade do indivíduo.
Segundo a filosofia de Hannah Arendt,naquele a idéia de liberdade ainda restringia-se ao campo políticoe não dizia respeito a vida privada.
De fato na Grécia Antiga,apenas no âmbito da pólis,e portanto da política fala-se da liberdade compartilhada entre os iguais.

Santo Agostinho

A noção de liberdade,como liberdade “interior”, relacionada ao próprio eu e não mais vinculada apenas ao espaço público, só aparece como discussão teórica com os teólogos cristãos. Agostinho, bispo de hipona(África) – foi o primeiro a usar o conceito de livre-arbítrio,como faculdade da razão e da vontade,em sua obra De libero arbítrio voluntatis (sobre a livre escolha da vontade).

Idade Moderna
Deixando no campo das discurssões teológicas o filósofo racionalista descarta também ocupa-se com a questão do livre-arbítrio.

Mesmo que as paixões possam ser boas em si, cabe á razão averiguar como asutilizamos, a fim de dominá-las,já que a força das paixões está em iludir a alma com razões enganosas e inadequadas.

O que é determinismo?

O mundo explicado pelo princípio do determinismo é o mundo da necessidade, e não o da liberdade. Necessário significa tudo aquilo que tem de ser e não pode deixar de ser. Nesse sentido, necessidade é o oposto de contingência, que significa “o que podeser de um jeito ou de outro”.

Os teóricos da liberdade

Até aqui,vimos,de um lado,os defensores do livre-arbítrio ,e, de outro, os que negam a liberdade,ao admitir que o ser humano está submetido a determinismos.No entanto, nem sempre as interpretações são tão simples, porque mesmo entre os pensadores citados persistem,nuanças difíceis de conciliar.

A liberdade em Espinosa

Voltando umpouco no tempo, encontramos o filósofo holandês Baruch Espinosa,que viveu no século XVII,autor de uma teoria original,considerada por muitos deterministas e,portanto,negadora da liberdade.No entanto,as conseqüências que de fato extrai da sua teoria seguem , no sentido inverso,em direção a uma concepção inovadora da relação corpo-alma e a uma ética da alegria e da liberdade.

Onde está aliberdade?

O indivíduo é livre quando age de acordo com sua causalidade interna. Quando sucumbe á influência externa, é coagido, determinado. A liberdade derivada do esforço de perseverar no seu ser, que terá como efeito a alegria. Ao contrário, as paixões triste (medo, humildade, arrependimento , inveja) aumentam nossa impotência e perpetuam nossa servidão.

Consciência e liberdadeContemporaneamente , continuam as tentativas de superar a oposição determinismo-liberdade,para investigar em que medida o ser humano é determinado e livre. Segundo essa visão, não há como negar que o ser humano sofre influências da cultura que herdou e do tempo e espaço em que vive. No entanto, por ser consciente, é capaz de conhecer esses condicionamentos. A partir da consciência das causas (e não á...
tracking img