Tudo comessou com Maquiavel

4553 palavras 19 páginas
Fichamento

GRUPPI, Luciano. Tudo começou com Maquiavel: As concepções do estado em Marx, Engels, Lênin e Gramsci. 15ª edição. Porto Alegre: L&PM Editores, 1998

Página
Destaques conforme o referente (ou citações)
Considerações (Comentários, reflexões)
07-10
“o Estado é um poder político que se exerce sobre um território e um conjunto demográfico(isto é, uma população, ou um povo); e o Estado é a maior organização política que a humanidade conhece.[...] No estado moderno, pelo contrário, existe uma identificação absoluta entre o Estado e o monarca, o qual representa a soberania estatal.”
O Estado é formado por três elementos: poder político, povo e território. O Estado moderno era caracterizado por sua autonomia e distinção da sociedade civil.
10
“Maquiavel, ao refletir sobre a realidade de sua época, elaborou não uma teoria do Estado moderno, mas sim uma teoria de como se formam os Estados, de como na verdade se constitui o Estado moderno.”.
Diversas teorias tentam explicar a origem do Estado. Maquiavel, foi o primeiro teórico a refletir sobre o Estado e como este se constitui, entendendo o Estado de maneira realista, e ainda destaca a dominação do Estado pelo terror.
13
“O Estado, para Bodin, é poder absoluto, é a coesão de todos os elementos da sociedade.” Jean Bodin é o primeiro a teorizar sobre o Estado Moderno e sua soberania. Ele acredita que, o Estado é o poder absoluto.
14
“os homens destroem-se uns aos outros, eles percebem a necessidade de estabelecer entre eles um acordo, um contrato.”
A teoria de Hobbes fundamenta a necessidade de um contrato que visa um Estado de poder absoluto, com a função de manter a paz social.
14
“Locke observa que o homem no estado natural está plenamente livre, mas sente a necessidade de colocar limites à sua própria liberdade.”
John Locke acredita que tanto o Estado quanto a sociedade nascem de um contrato social, aceito por todos, garantindo o exercício da propriedade e da liberdade. Também

Relacionados