Tubulões sob ar comprimido

Tubulões Sob Ar Comprimido

Definição de Tubulão:
 Consiste em um poço aberto mecanicamente ou manualmente em solos coesivos, de modo que não haja desmoronamento durante a escavação, e acima donível d’água. Em caso de tendência de desmoronamento, reveste-se o furo com alvenaria de tijolo, tubo de concreto ou tubo de aço. O fuste é escavado até a cota desejada, a base é alargada e posteriormenteenche-se de concreto (BRITO, 1987).

Processo Executivo:
 Deve seguir as seguintes etapas:

 1 - A partir do gabarito faz-se a marcação do eixo da peça com o uso de piquetes de madeira. Depois como uso de arame e prego, delimita-se no terreno a circunferência do tubulão.  2 – Inicia-se a escavação do poço até a cota especificada em projeto.  3 - Faz-se o alargamento da base.  4 –Verifica-se as dimensões do poço , o tipo de solo da base e a limpeza.  5 – Coloca-se a armadura.  6 – A concretagem é feita laçando-se o concreto da superfície (diretamente do caminhão betoneira, em caso deutilização do concreto usinado) através de um funil (tremonha), com o comprimento da ordem de 5 vezes seu diâmetro, de modo a evitar que o concreto bata nas paredes do tubulão e se misture com aterra, prejudicando a concretagem (ALONSO, 1979).

Definição de Tubulão com Ar Comprimido :
 Tipo de fundação utilizada quando existe água, exigese grandes profundidades e existe o perigo dedesmoronamento das paredes. Neste caso, a injeção de ar comprimido nos tubulões impede a entrada de água, pois a pressão interna é maior que a pressão da água, sendo a pressão empregada no máximo de 3 atm,limitando a profundidade em 30m abaixo do nível d’água.

Escavação



  



Inicialmente deve ser concretado o primeiro segmento ou aprumado o revestimento metálico diretamente sobre a superfície doterreno ou em uma escavação preliminar de dimensões maiores que o diâmetro do revestimento (poço primário). A sequência deve ser feita com a concretagem ou soldagem sucessiva dos segmentos...