Tubo de pitot

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1115 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tubo de Pitot – Princípio e Funcionamento 3
3 - INTRODUÇÃO
Este trabalho visa estudar a medição de vazão através do medidor Tubo de
Pitot, para que a compreensão deste sistema seja possível é necessário que haja um estudo sobre a variável vazão, cuja medição é efetuada inclusive pelos princípios aplicados de Pitot.
importância, podendo representar economia altamente significativa
Avazão é considerada uma das principais variáveis em um processo contínuo, pois é através de sua medição que se determina o controle e balanço de materiais. A qualidade e a correta técnica para sua medição é de fundamental
A medição de vazão é a quantidade de fluído que atravessa um determinado percurso por uma unidade de tempo. Existem tipos de vazões, tais como, vazão volumétrica (l/h, m³/min etc) evazão mássica (kg/h, g/min etc), a partir desses dois tipos é possível medir vazão de “n” maneiras.
Os métodos de medição de vazão são tarefas não muito fáceis de exercer , pois cada método exige conhecimentos e informações precisas sobre o fluído, características de operação e instalação. (Medição de Vazão, GALLI, Marcos, 2007). O sistema de Pitot está incluso no método de medição por pressãodiferencial, ou seja, o elemento provoca no fluído um P e a partir disso é possível calcular a vazão. Este método será melhor explanado no decorrer do trabalho.

Tubo de Pitot – Princípio e Funcionamento 4
4 - FUNDAMENTOS TEÓRICOS - MEDIÇÃO DE VAZÃO POR PRESSÃO DIFERENCIAL
A medição de vazão por pressão diferencial é um dos métodos mais utilizados para medir vazão e baseia-se na pressãodiferencial produzida por elementos primários.
A medição de pressão diferencial é produzida por elementos instalados na tubulação de forma que o fluído tem contato com o mesmo causando um diferencial de pressão, ou seja, a função do elemento e aumentar a velocidade do fluído diminuindo a área de seção em um pequeno comprimento para haver uma queda de pressão. A vazão pode ser medida através destaqueda. (Medição de Vazão, GALLI, Marcos, 2007).
P = Pf-Po
Os tipos de medidores por pressão diferencial são: - Placa de Orifício
- Tubo Venturi
- Bocal de Vazão
- Tubo de Pitot
- Tubo Anubar
Neste trabalho será o medidor a ser focado será o tubo de Pitot que em seu princípio baseia-se na medição de vazão pelo P.
Figura 01: Variação de pressão nas paredes da tubulação. Fonte:SENAI-ES, Instrumentação Básica I – Vazão, Temperatura e Analítica –
Instrumentação, 1999.

Tubo de Pitot – Princípio e Funcionamento 5
4.1 - CONCEITO DO TUBO DE PITOT
O tubo de Pitot foi criado em 1732 pelo físico francês Henri Pitot (1665- 1743). Seu principal objetivo era medir a velocidade do fluxo da água no Rio Sena, que atravessa Paris. A partir de então, o tubo de Pitot difundiu-seem diversas aplicações e evoluções decorrentes da primeira tentativa.
O tubo de Pitot funciona basicamente como um medidor de pressão diferencial, necessitando para isso, possuir duas pressões bem definidas e comparadas. A primeira fonte de pressão do sistema é a pressão total tomada na extremidade do tubo de Pitot através de sua entrada frontal principal, relativa ao fluxo de dado fluido. O tubode Pitot mede não somente a pressão do ar, mas de todos os possíveis fluidos.
A segunda tomada de pressão é a de pressão estática, que pode ou não ser tomada na mesma localidade do tubo de Pitot. Geralmente essa tomada localiza-se nas proximidades da tomada de pressão total, se não, no mesmo corpo do tubo de Pitot, porém também pode estar locada em uma posição totalmente distinta da tomada depressão total. A tomada de pressão estática precisa estar localizada numa posição de ângulo reto ao fluxo laminar do fluido, para melhor precisão. A diferença de pressão pode então, depois de medida, ser chamada de pressão dinâmica. (Relatório FETRAN, MORETTI, Bruno, NC).
Simplificando, o Tubo de Pitot é um tubo com uma abertura em sua extremidade, sendo esta, colocada na direção da corrente...
tracking img