Tuberlucose

974 palavras 4 páginas
Tuberculose óssea já atinge 15% dos casos
Menos comum que a tuberculose pulmonar, a doença ataca os ossos e pode ser inicialmente confundida com problemas meramente ortopédicos Sentir dores na coluna e nos ossos pode não ser só mau jeito ou consequência da idade avançada. Também pode ser indicativo da tuberculose óssea, doença responsável por 15% dos casos de tuberculose – os outros 85% referem-se à tuberculose de origem pulmonar.
O que acontece, segundo o tisiologista Francisco Araújo é que o bacilo de Koch ataca os ossos, causando inflamações em vários deles e na coluna vertebral. “O padrão é esse, você se infecta pelo bacilo da tuberculose. Em algum momento pode manifestar essa tuberculose, inclusive com ela acontecendo fora do pulmão”, explica. Coluna vertebral é a mais atingida
Metade dos casos de tuberculose óssea atingem a coluna vertebral. É o que diz o ortopedista César Macedo. Segundo ele, a doença atinge a região torácica, lombar cervical e sacral e acomete a população principalmente na infância. Porém, também é encontrada na vida adulta e em idosos.
Macedo conta que quando a tuberculose óssea atinge a coluna os primeiros sintomas são dores, espasmos musculares, que levam a inflamação, limitando movimentos e impedindo a pessoa de se abaixar.
A coluna é uma região perigosa em comparação com os outros ossos e a tuberculose nessa parte do corpo pode causar sérias sequelas. “Nos casos mais tardios da doença encontramos a deformidade em cifose, que origina a corcunda e a paraplegia, levando à perda de força progressiva dos membros inferiores”, explica Macedo.
Dependendo da gravidade apenas o tratamento com os antibióticos não basta e há necessidade de intervenção cirúrgica. “Assim, corrigimos a cifose e fazemos a descompressão do canal vertebral”, diz o ortopedista.
Segundo o infectologista Paulo Takata, até mesmo outros órgãos podem ser afetados. “Além de atingir os ossos e o pulmão, eventualmente [a tuberculoso] pode atingir rins,

Relacionados