Tuberculose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1283 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tuberculose:


É uma doença infecciosa que atinge principalmente os pulmões, porém também pode ocorrer nos gânglios, rins, ossos, meninges ou outros locais do organismo.
A tuberculose ocorre em todo mundo É provavelmente a doença infecto-contagiosa que mais mortes ocasiona no Brasil. Estima-se, ainda, que mais ou menos 30% da população mundial estejam infectados, embora nem todos venhama desenvolver a doença.




Agente etiológico:

É causada por uma bactéria em forma de pequenos bastões. Seu nome científico é Mycobacterium tuberculosis, popularmente, conhecida e chamada de Bacilo de Koch (B.K.), em homenagem ao seu descobridor, o bacteriologista alemão Robert Koch, em 1882.
Mycobacterium tuberculosis

Outras espécies de bactérias também podem causar atuberculose, tais como a Mycobacterium bovis, africanum e microti.



Trasmissão:

Sua transmissão é direta, ocorre de pessoa para pessoa via gotículas de saliva contendo o agente infeccioso, pelo ar contaminado, eliminado pelo indiviuo com a doença que ao tossir, espirrar ou falar, espalha no ambiente as gotículas com o microorganismo, que podem sobreviver, dispersas no ar, por horas, desdeque não tenham contato com a luz solar. Má alimentação, falta de higiene, tabagismo, alcoolismo ou qualquer outro fator que gere baixa resistência orgânica, também favorece o estabelecimento da doença. Por outro lado, os bacilos que são depositados pelo doente em toalhas, roupas, copos, pratos e outros não representam um risco para transmissão da doença.
A pessoa sadia, respirando noambiente contaminado, acaba inalando esta micobactéria que se implantará num local do pulmão. Em poucas semanas, uma pequena inflamação ocorrerá na zona de implantação. Não é ainda uma doença. É o primeiro contato do germe com o organismo (primoinfecção). Depois disso, esta bactéria pode se espalhar e se alojar em vários locais do corpo. Se não alcançar os pulmões, nada acontece.
A doença evoluiquando a pessoa não consegue bloquear o bacilo que se divide, rompe a célula em que está fagocitado e provoca uma reação inflamatória muito intensa em vários tecidos a sua volta. O pulmão reage a essa inflamação produzindo muco e surge tosse produtiva. como o bacilo destrói a estrutura alveolar, formam-se cavernas no tecido pulmonar e vasos sanguíneos podem romper-se. Por isso, na tuberculosepulmonar, é frequente a presença de tosse com eliminação de catarro, muco e sangue.
Após a transmissão do bacilo, o sistema imunológico do indivíduo pode eliminá-lo; a bactéria pode se desenvolver, mas sem causar a doença; a tuberculose se desenvolver (tuberculose primária) ou pode haver a ativação da doença vários anos depois (tuberculose pós-primária). Existe também a tuberculose pós-primária apartir de um novo contágio que ocorre, usualmente, por um germe mais virulento (agressivo).







Sintomas:

Alguns pacientes não exibem nenhum indício da doença, outros apresentam sintomas aparentemente simples que são ignorados durante alguns anos (ou meses).

Na maioria dos infectados, os sinais e sintomas mais comuns são:

-Tosse seca contínua no início, depois compresença de secreção por mais de quatro semanas, transformando-se, na maioria das vezes, em uma tosse com pus ou sangue;
-Cansaço excessivo;
-Febre baixa geralmente à tarde;
-Sudorese noturna;
-Falta de apetite;
-Palidez;
-Emagrecimento acentuado;
-Rouquidão;
-Fraqueza;

Em casos graves:

-Dificuldade na respiração;
-Eliminação de grande quantidade de sangue,
-Colapso do pulmão eacumulo de pus na pleura (membrana que reveste o pulmão).










Diagnostico:

O diagnostico é feito baseado nos sinais e sintomas relatados pelo paciente, associados a diferentes testes de identificação para se poder fazer um diagnóstico definitivo.
Nos estudos microbiologicos, análises de amostras de escarro e culturas microbiológicas devem ser feitas para detectar o bacilo,...
tracking img