Tuberculose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2089 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TUBERCULOSE

Resumo

O trabalho faz uma explanação sobre a doença tuberculose. Quais são suas causas, sintomas e meio de transmissão, bem como seu tratamento. Relata também como são efetuadas alguns programas do SUS para o tratamento e prevenção da doença, além de relatar alguns dados epidemiológicos.

Introdução
A tuberculose é, certamente, uma das mais antigas doenças que afligem ahumanidade. No cenário brasileiro, vem se firmando como uma das principais causas de morbimortalidade, atingindo indistintamente diversas faixas etárias e classes sociais.
É uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas, também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membrana que envolve o cérebro).
A tuberculose é causadapelo Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK). Outras espécies de micobacterias também podem causar a tuberculose. São elas: Mycobacterium bovis, africanum e microti.
Sintomas
Alguns pacientes não exibem nenhum indicio da doença, outros apresentação sintomas aparentemente simples que são ignorados durante alguns anos (meses). Contudo, na maioria dos infectados os sinais e sintomas maisfreqüentes descritos são:
* Tosse seca continua no inicio, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformando-se na maioria das vezes, em uma tosse com pus ou sangue;
* Cansaço excessivo;
* Febre baixa geralmente a tarde;
* Sudorese noturna;
* Falta de apetite;
* Palidez;
* Emagrecimento acentuado;
* Rouquidão;
* Fraqueza;
*Prostração (estado de abatimento extremo, físico e psíquico).
* Os casos graves apresentam dificuldade na respiração e eliminação de grande quantidade de sangue, colapso do pulmão e acumulo de pus na pleura (membrana que reveste o pulmão) – se houver comprometimento dessa membrana, pode ocorrer dores torácicas.
Transmissão
Existem várias formas de Tuberculose (pulmonar, meníngea, miliar, óssea, renal,cutânea, genital, etc). A forma mais freqüente e mais contagiosa é a pulmonar. Um paciente pulmonar bacilífero, se não tratado, em um ano pode infectar de 10 a 15 pessoas. Uma vez iniciado o tratamento, o paciente normalmente para de transmitir a doença em no máximo 15 dias.A via aérea é a principal via de transmissão da tuberculose.Desta forma,aumentar a ventilação do ambiente e cobrir a boca eo nariz quando se tosse ou espirro são medidas que ajudam a reduzir a transmissão.
Suspeita e diagnóstico
Todo paciente com tosse a mais de três semanas e expectoração (sintomático respiratório) deve ser considerado um suspeito de tuberculose e encaminhado ao serviço de Saúde para confirmação ou descarte do diagnóstico. Podem ocorrer outros sintomas como dispnéia (sensação de falta de ar), dorno peito (tórax), hemoptise (tosse com sangue), suor (sudorese) febre, dor de cabeça, falta de apetite e apatia e prostração (sensação de cansaço), entre outros sintomas. Também deverão ser examinados todos os indivíduos que convivem ou conviveram com doentes de TB (contatos), principalmente se também apresentarem sintomas respiratórios.
Qualquer pessoa pode se infectar pelo bacilo e desenvolver adoença. O período de maior risco de desenvolver a doença após a infecção é nos primeiros dois anos. Além das pessoas que vivem em baixas condições sócias, ou seja, que apresentam desnutrição tem maior chance de também adoecer qualquer um que esteja com suas defesas imunológicas comprometidas, como os pacientes com Aids, alcoolismo, câncer, diabetes, ou que estejam sofrendo tratamento comimunossupressores. Também são consideradas populações de maior risco pessoas que moram em presídios, manicômios, abrigos e asilos, assim como mendigos e trabalhadores que mantém contato próximo com doentes de tuberculose.
Após confirmado a suspeita pelo serviço de saúde, o exame indicado para confirmar o caso de tuberculose é a bacilo baciloscopia de escarro. A radiografia do taxes não confirma nem...
tracking img