Tuberculose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2059 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tuberculose
É uma doença infecciosa e contagiosa, causada por uma bactéria o mycobacterium tuberculosis, também chamado de bacilo koch (bk). O termo tuberculose se origina Np fato da doença causar lesões chamadas tubérculos.
Modo de Transmissão
Ocorre por meio de gotículas contendo bacilos expelidos por um doente com tuberculose pulmonar ao tossir, espirar ou falar. Quando essas gotículas sãoinaladas por um pessoa sadia, podem provocar a infecção tuberculosa.
A propagação do bacilo da tuberculose esta associada principalmente as condições de vida da população. A transmissão costuma ocorrer em lugares fechados, nos quais as partículas expelidas pelo doente de tuberculose podem permanecer no ar, principalmente em lugares escuros e pouco ventilados, por longos períodos de tempo.
Ainfecção pode ocorrer em qualquer idade, mas no Brasil, geralmente acontece na infância. Nem todas as pessoas expostas ao bacilo da tuberculose se infectam, assim como nem todas as pessoas infectadas desenvolvem a doença.
A probabilidade que a tuberculose seja transmitida depende de alguns fatores:
* O potencial do contágio do caso índice: o doente bacilífero, isto é, com baciloscopia diretapositiva, é a principal fonte de infecção.
* A concentração de bacilos no ar contaminado: determinada pelo tipo de ambiente em que a exposição ocorreu, ambientes fechados, escuros ou com pouca ventilação.
* Duração da exposição: o tempo em que o doente e seus contatos respiram nesse ambiente.
* A suscetibilidade genética ou prediposição dos contatos
Os Pulmões e Alveólos
Nosalvéolos os bacilos multiplicam-se e um pequeno número entra na circulação sanguínea, disseminando por todo corpo. Dentro de duas a dez semanas, no entanto, o sistema imunológico intervém, principalmente por meio das células brancas sanguíneas, chamadas linfócitos e macrófagos, as quais impedem que os bacilos continuem a se multiplicar, bloqueando assim, a evolução da infecção para tuberculose-doença. Oslinfócitos e macrófagos formam o granuloma, uma espécie de barreira em torno dos bacilos provocando sua destruição por meio da fagocitose, graças a formação do granuloma, a pessoa infectada, não desenvolve a doença e portanto, não transmite o germe para as pessoas suscetíveis.
Formas Clínicas
Uma vez infectada, a pessoa pode desenvolver tuberculose em qualquer fase da vida. Isso acontecequando o sistema imunológico não pode mais manter os bacilos sob controle, permitindo que eles se multipliquem rapidamente.
Qualquer órgão pode ser atingido pela tuberculose; mais frequentemente pulmões, gânglios linfáticos, pleura, laringe, rins, cérebro e ossos. Apenas cerca de 10% das pessoas infectadas adoecem mais da metade dela durante os dois primeiros anos após a infecção, e o restante aolongo da vida.
Algumas condições que debilitam o sistema imunitário podem contribuir para o adoecimento pela tuberculose, como por exemplo:
* Infecção pelo HIV
* Diabetes
* Tratamento prolongado com corticosteróides
* Terapia imunossupressora
* Neoplasias
* Desnutrição protéico-calorica
Detecção dos casos
Quanto maior o numero de UBS e de profissionais capacitadosdesenvolvendo ações de controle da tuberculose, mais abrangente será a busca, maior será a detecção dos casos, mais rápido o inicio do tratamento, o que favorece a cura e a quebra da cadeia de transmissão.
A busca de casos deve ser feita principalmente entre:
* Sintomáticos respiratórios, tosse há pelo menos três semanas ou que apresentam sintomatologia compatível com tuberculose: além da tosse,febre vespertina, suores noturnos, perda de peso, escarro sanguíneo e/ou dor torácica;
* Pacientes com história de tratamento anterior de tuberculose;
* Contatos de casos de tuberculose;
* População de risco;
* Portadores de doença debilitantes;
* Imunodeprimidos por uso de medicamentos;
* Usuários de drogas;
* Moradores de rua;
* Trabalhadores na área da saúde
As...
tracking img