Tuberculose pulmonar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1203 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TUBERCULOSE PULMONAR

OBJETIVO: O OBJETIVO DESTE TRABALHO É PROPORCIONAR A INFORMAÇÃO SOBRE ESSA DOENÇA, PARA QUE POSSAMOS NOS CONSCIENTIZAR E NOS PREVENIR CONTRA A TUBERCULOSE.

INTRODUÇÃO: A TUBERCULOSE É UMA DOENÇA BACTERIANA CAUSADA POR UM BACILO, QUE FOI DESCOBERTA EM 1882. ELA PODE CAUSAR VÁRIOS DANOS A NOSSA SAÚDE SE NÃO DESCOBERTA E TRATADA A TEMPO. EXISTEM VÁRIOS TIPOS DETUBERCULOSE, A PULMONAR É A MAIS COMUM MAIS ELA PODE SE INSTALAR EM VÁRIAS PARTES DO NOSSO CORPO COMO OSSOS, MENINGE, OLHOS E ETC. A TUBERCULOSE TEM CURA, E OS MEDICAMENTOS SÃO DESTRIBUÍDOS GRATUITAMENTE PELO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.

A TUBERCULOSE PULMONAR (TB) É UMA INFECÇÃO BACTERIANA CONTAGIOSA QUE AFETA PRINCIPALMENTE OS PULMÕES, MAIS PODE SEDISSEMINAR PARA OUTROS ÓRGÃOS. A TUBERCULOSE PODE SE DESENVOLVER APÓS A INALAÇÃO DE GOTÍCULAS INFECTADAS LANÇADAS NO AR POR UMA TOSSE OU ESPIRRO DE ALGUÉM INFECTADO COM O MYCOBACTERIUM TUBERCULOSIS OU BACILO DE KOCH EM HOMENAGEM AO SEU DESCOBRIDOR, O BACTERIOLOGISTA ALEMÃO ROBERT KOCH, EM 24 DE MARÇO DE 1882. O BACILO DE KOCK REPRODUZ-SE DE 20 EM 20 HORAS, APROXIMADAMENTE ASSIM NO FIM DE DEZ DIAS, UMSÓ BACILO DÁ ORIGEM A UMA COLÔNIA CONTENDO 5.000 BACILOS, QUANTIDADE SUFICIENTE PARA PRODUZIR UM NÓDULO NO PULMÃO DA PESSOA QUE CONTRAIU O VÍRUS. A TB É UM PROBLEMA MUNDIAL DE SAÚDE PÚBLICA E A TAXA DE MORTALIDADE CONTINUA CRESCENTE, ELA INFECCIONA APROXIMADAMENTE UM TERÇO DA POPULAÇÃO MUNDIAL E PERMANECE SENDO A PRIMEIRA CAUSA DE MORTE EM DECORRÊNCIA DE DOENÇAS INFECCIOSAS EM TODO MUNDO.EMBORA ATUALMENTE ESTA DOENÇA TENHA TRATAMENTO, AINDA MATA ANUALMENTE 1.9 MILHÕES DE PESSOAS NO MUNDO. A MAIORIA DAS PESSOAS QUE DESENVOLVEM SINTOMAS DE ALGUMA INFECÇÃO DE TB FOI INFECTADA A PRIMEIRA VEZ NO PASSADO. NO ENTANTO, EM ALGUNS CASOS, A DOENÇA PODE SE TORNAR ATIVA DENTRO DE SEMANAS APÓS AINFECÇÃO PRIMÁRIA. APÓS A TRANSMIÇÃO DO BACILO, OCORRERÁ UMA DESSAS SITUAÇÕES: O SISTEMA IMUNOLÓGICO DO INDIVÍDUO PODE ELIMINÁ-LO; A BACTÉRIA PODE SE DESENVOLVER, MAS SEM CAUSAR A DOENÇA; A TUBERCULOSE SE DESENVOLVE (TUBERCULOSE PRIMARIA) OU PODE HAVER A ATIVAÇÃO DA DOENÇA VÁRIOS ANOSDEPOIS (TUBERCULOSE PÓS-PRIMÁRIA).
AS SEGUINTES PESSOAS APRESENTAM MAIOR RISCO DE CONTRAIR A TB ATIVA:
. IDOSOS;
. BEBÊS;
.TRABALHADORES DE SAÚDE;
.PESSOAS IMUNODEPRIMIDAS, DEVIDO A AIDS, QUIMIOTERAPIA OU MEDICAMENTOS CONTRA REJEIÇÃO MINISTRADOS DEPOIS DE TRANSPLANTES DE ÓRGÃOS;
O RISCO DE CONTRAIR TB AUMENTA SE VOCÊ:
. ESTIVER EM CONTATO FREQUENTE COM PORTADORES DA DOENÇA;
. ESTIVERMALNUTRIDO;
. VIVER EM CONDIÇÕES DE VIDA INSALUBRES OU COM AGLOMERAÇÃO DE PESSOAS;
. FOR ALCÓOLATRA;
OS SINTOMAS
ALGUNS PACIENTES PODEM NÃO APRESENTAR OS SINTOMAS OU ESTES PODEM SER IGNORADOS POR SEREM PARECIDOS COM OS DE UMA GRIPE. TOSSE SECA E CONTÍNUA SE APRESENTANDO POSTERIORMENTE COM SECREÇÃO E UMA TOSSE DE MAIS DE QUATRO SEMANAS, SUDORESE NOTURNA, CANSAÇO EXCESSIVO, PALIDEZ, FALTA DE APETITEE ROUQUIDÃO SÃO OS SINTOMAS DA DOENÇA. DIFICULDADE NA RESPIRAÇÃO, ELIMINAÇÃO DE SANGUE E ACÚMULO DE PUS NA PLEURA PULMONAR SÃO CARACTERÍSTICOS EM CASOS MAIS GRAVES. OUTROS SINTOMAS QUE PODEM OCORRER COM A DOENÇA SÃO: DOR NO PEITO, RESPIRAÇÃO RUIDOSA, FEBRE E PERDA DE PESO INVOLUNTÁRIA.
O DIAGNÓSTICO
O DIAGNÓSTICO É FEITO VIA ANÁLISE DOS SINTOMAS E RADIOGRAFIA DO TÓRAX. EXAMES LABORATORIAIS DASSECREÇÕES PULMONARES E ESCARRO DO INDIVÍDUO SÃO PROCEDIMENTOS CONFIRMATÓRIOS.
OS EXAMES PODEM MOSTRAR:
.BAQUEAMENTO DIGITAL DAS MÃOS OU DOS PÉS (EM PESSOAS COM DOENÇA AVANÇADA)
.NÓDULOS LINFÁTICOS AUMENTADOS OU SENSÍVEIS NO PESCOÇO OU EM OUTRAS ÁREAS
.LÍQUIDO AO REDOR DO PULMÃO
.SONS DE RESPIRAÇÃO INCOMUNS (ESTALIDOS)
OS TESTES PODEM INCLUIR
. BIÓPSIA DO TECIDO AFETADO (RARO);
....
tracking img