TUBERCULOSE njnujnj

931 palavras 4 páginas
TUBERCULOSE: Doença infecciosa e contagiosa, causada pelo Mycobacterium tuberculosis, também denominado bacilo de Koch (BK). Formas pulmonares (P+ e P-)e Formas extrapulmonares
TRANSMISSÃO : Pelo ar (aerossóis em suspensão), de pessoa a pessoa, tendo como fonte de infecção o indivíduo com a forma pulmonar ou laríngea da doença (bacilífero). A infecção pelo bacilo pode ocorrer em qualquer idade, no Brasil ocorre geralmente na infância.
PERÍODO DE INCUBAÇÃO : Cerca de 4 a 12 semanas após a infecção inicial (TB primária).Pode ocorrer reativação endógena ou reinfecção exógena (TB secundária).
Fatores que favorecem o surgimento da doença: A doença pode ocorrer em qualquer período da vida, dependendo de fatores que debilitem o sistema imunológico: Diabetes mellitus; Infecção pelo HIV; Uso prolongado de corticoides ;Terapia imunossupressora; Doenças renais crônicas; Desnutrição calórico-protéica.
MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS Tosse persistente com ou sem expectoração) por três semanas ou mais, (SINTOMÁTICO RESPIRATÓRIO = SR);Astenia, inapetência; Febre baixa vespertina; Perda de peso, palidez; Sudorese noturna ;Dor torácica; irritabilidade; Dispneia, hemoptise.
EXAME BACTERIOLÓGICO (2 AMOSTRAS) Baciloscopia direta do escarro Permite descobrir os casos bacilíferos. Quando realizado corretamente pode detectar de 70 a 80% dos casos.
BACILOSCOPIA DIRETA DO ESCARRO Deve ser solicitada para todos os sintomáticos respiratórios. ; Também devem realizar: pacientes com alterações no Rx de tórax, todos os contatos de TB pulmonar bacilíferos e suspeitos de TB extra; Usada para o controle mensal do paciente pulmonar ou extrapulmonar. Uma boa amostra de escarro é que provém da árvore brônquica, devendo ter um volume compreendido entre 5 e 10 ml. A identificação (nome do paciente e data da coleta) deve ser feita no corpo do pote e nunca na tampa. As amostras devem ser enviadas ao laboratório, preferencialmente, logo após a coleta, que deve ser feita em ambiente arejado.
EXAME RADIOLÓGICO

Relacionados