Tuatara

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1639 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Zoologia dos Vertebrados


























Tuatara













Sumario

1. Introdução ............................................................................................................... 04
2. Conteúdo ................................................................................................................. 05
3.Referencias Bibliográficas ....................................................................................... 08


















































Introdução

Uma relíquia viva

A tuatara é um exemplo clássico de fóssil vivo. É um réptil que lembra um lagarto grande, vive em tocas, e tem uma crista de espinhos nas costas.Seu nome vem da língua maori. Até recentemente, a tuatara era comida pelos indígenas maoris, que as assavam nas brasas. Hoje em dia sabe-se que esse animal é o único exemplo vivo da família dos rincocefalídeos que vivem há mais de dez milhões de anos. A tuatara possui algumas características que hoje só são encontradas nos fósseis de grande animais que não existem mais. Um desses traços é ovestígio de um terceiro olho no topo da cabeça. Esse olho pode ter servido como proteção contra os grandes répteis voadores de era remotas.
As tuataras sobrevivem em cerca de 20 ilhas da baía de Plenty, no norte da Nova Zelândia. A tuatara é incomum nos hábitos como na aparência. Ela divide sua toca com procelarias (aves palmípedes). Às vezes ela as come, mas também deixa que comam os restos de suaspresa — aranhas, gafanhotos, lagartixas e anfíbios.
A tarefa de chocar os ovos é deixada para o sol. Mas a tuatara gosta de ar frio e da luz da lua. Apesar de seu habitat ser isolado e existirem leis contra a sua caça, este animal está em vias de extinção.

































Conteúdo

Classe: Répteis
Ordem: Rincocéfalos
Famíla: EsfenodontídeosO tuatara é o único membro que restou de uma antiga família de répteis desaparecida há mais de 65 milhões de anos.
Hoje, esses sobreviventes semelhantes a lagartos vivem apenas na ilha Norte da Nova Zelândia e em outras ilhotas ao sul.
Os tuataras não têm pressa para quase nada. Eles ficam sem respirar durante mais de uma hora e dormem enquanto mastigam a comida.
A fêmea leva de três aquatro anos para produzir um grupo de 6 a 15 pequenos ovos. O acasalamento ocorre no verão, mas a fêmea guarda o esperma no corpo durante dez meses até fecundar seus ovos, que serão postos na primavera seguinte.
De início, os embriões desenvolvem-se depressa, mas esse desenvolvimento torna-se lento e quase pára durante o inverno. A ninhada irrompe os ovos no verão, cerca de quinze meses depois deeles terem sido postos — a incubação mais longa que a de qualquer outro réptil.
Lento mas seguro. O estilo de via do tuatara é lento — o filhote leva 20 anos para alcançar a maioridade sexual, e 37 meses entre o período de acasalamento e o rompimento dos oras. Essas criaturas semelhantes aos lagartos só param de crescer aos 60 anos de Idade e parece que vivem 100 anos.
É considerado uma espécieameaçada desde 1895.
O nome tuatara é uma palavra Maori que significa dorso espinhoso. O tuatara é considerado um fóssil vivo, já que pouco se modificou desde o Mesozóico, o tempo dos dinossauros.
As tuataras têm características mistas entre lagartos, tartarugas e aves. Os dentes estão fundidos aos maxilares e não têm órgãos de copulação nem auditivos externos. São animais de clima frio, que nãosuportam temperaturas acima dos 27°C. Os adultos medem cerca de 60 cm de comprimento, pesam entre 0,5 e 1 kg e são terrestres e principalmente noturnos. Os juvenis adaptaram-se a um modo de vida oposto, arbóreo e diurno, principalmente por serem uma das presas favoritas das tuataras adultas.
O ciclo de vida destes répteis é extremamente longo e os indivíduos podem chegar aos cem anos de vida....
tracking img