Tttttt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1761 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Mal de Parkinson

Introdução: A doença de Parkinson é uma doença neuro-degenerativa do sistema nervoso central que progride lentamente em uma condição crônica. Essa doença não tem causa conhecida e pode atingir pessoas nas faixas etárias entre 40 e 60 anos e as incapacita progressivamente. Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 4 milhões de pessoas em todo mundo sofrem da doença deParkinson. No Brasil, estimativas da Associação Brasileira de Parkinson (ABP), mostram que cerca de 200 mil pessoas tenham a doença e que, ano a ano, vinte novos casos são diagnosticados para cada 100.000 pessoas, sem distinção de sexo. Mas é mais comum em homens do que em mulheres.
Anatomia: Essa doença atinge o mesencéfalo, mais especificamente a substância negra, que fica localizada no troncoencefálico (cravidade do crânio anterior ao cerebelo e inferior ao diencéfalo), superior ao sulco pontino-superior.
É constituido de Formação Reticular, que é responsavel pela regulação dos neuronios motores e integração de reflexo. E ela é formada por neuronios de variados tamanhos em organização difusa, lembrando um aspecto de rede.
Nessa doença os gânglios da base também são afetados cuja sualocalização é no interior do hemisfério cerebral, e seus principais componentes são o núcleo caudado, o putâmen, o globo pálido, o núcleo subtalâmico e a própria substância negra. O núcleo caudado, o putâmen e o globo pálido, podem ser chamados em seu conjunto como corpo estriado, e estão intimamente relacionados entre si, participando do controle da postura e do movimento. E ainda os músculostornam-se rígidos e advem tremores e cinesia. É dificil iniciar movimentos, e aqueles que ocorrem são anormalmente lentos. Dessa forma os órgãos fonoarticulatórios passam a não se movimentar de forma harmoniosa, impedindo o estabelecimento de uma emissão vocal inteligível.
Fisiologia: Os neurônios transmitem informações através de impulsos nervosos, chamado de sinapses que liberam substânciasquímicas, conhecidos como neurotransmissores, e essa doença pode ser diagnosticada quando os neurônios situados na substância negra do encéfalo morrem ou não realizam sua função de produzir a dopamina que é um importante neurotransmissor responsável pelo envio de informações e sinais entre a substância negra e o corpo estriado, sendo que ela funciona como neurotransmissor inibitório no corpo estriado. Equando uma informação atinge o limiar de excitabilidade de um neurônio, a célula libera os neurotransmissores químicos que irá liberar a dopamina, presente no neurônio pré-sináptico, na fenda sináptica para um neurônio pós-sináptico. Quando um movimento é iniciado pelo córtex cerebral, os impulsos são transmitidos para o corpo estriado e dali podem seguir dois caminhos. Quando o movimento édesejado, os neurônios do corpo estriado aumentam a atividade de neurônios talâmicos e do córtex cerebral, facilitando a execução dos movimentos. No entanto, se o movimento for indesejado, ocorre ativação dos neurônios da substância negra, que inibem as células talâmicas e corticais, inibindo os movimentos. A morte das células presentes na substância negra, responsáveis pela produção de dopamina, causaalteração nos músculos do corpo. Na Doença de Parkinson, há uma diminuição das concentrações de dopamina, por isso o corpo estriado tornar-se excessivamente ativo, dificultando o controle dos movimentos pela pessoa acometida. E ainda se desconhece as causas de por que os neurônios dopaminérgicos começam a morrem na substância negra.
Os sinais e sintomas de pacientes com o mal de Parkinson podemser divididos em 2 categorias: motores e não-motores
1.) Os sintomas motores do mal de Parkinson são:
- Tremores: que ocorrem principalmente quando o paciente encontra-se em repouso e melhora quando se movimenta o membro. Esta é uma característica que distingue o tremor da doença de Parkinson dos tremores que ocorrem por outras causas.
Em fases inicias da doença, o tremor é intermitente e...
tracking img