tttrthrt

1222 palavras 5 páginas
Simbolismo
A valorização da musicalidade

No último decênio do século XIX , ocorreu um areação contra o materialismo e o positivismo que empolgaram a geração realista , fazendo surgir um movimento de revalorização da vida espiritual do ser humano. A literatura enfatiza novamente o subjetivismo e a introspecção , voltando interessar-se pela dimensão psicológica e transcendental do homem. Para isso despreza a palavra exata , a descrição objetiva e explora o poder de sugestão da linguagem , dando origem o um movimento poético conhecido por Simbolismo.Essa transformação no campo da linguagem poética pode ser percebida por esses versos do poeta Cruz e Sousa:

Busca palavras límpidas e castas, novas e raras, de clarões ruidosos, dentre as ondas mais pródigas, mais vastas dos sentimentos mais maravilhosos.

Enche de estranhas vibrações sonoras a tua estrofe, majestosamente...
Põe nela todo o incêndio das auroras para torna-la emocional e ardente.

Derrama luz e cânticos e poemas no verso, e torna-o musical e doce, como se o coração nessas supremas
Estrofes , puro e diluído fosse.

Você nota que o autor dá muita atenção ao cuidado que o poeta deve ter linguagem. Mas, contrariamente ao Parnasianismo, que buscava o termo preciso, nesses versos o autor propõe que o poeta busque palavras que tenham grande poder de sugestão, que transmitam musicalidade. Em vez de querer a palavra exata ou o tempo que melhor descreva um objeto, o autor incita o poeta a tornar o verso “musical e doce” esse poema, “emocional e ardente” , como se o próprio coração fosse diluído nas estrofes. Temos assim a valorização do ritmo, das sensações, das sugestões, do indefinível. Enquanto o Parnasianismo compara o poeta a um ourives, o Simbolismo o aproxima de um músico, que, em vez de sons, trabalha-se com palavras que tem o poder de tocar

Relacionados