ttp1

425 palavras 2 páginas
1- Diferenças entre Psicanálise e Psic. De Orientação Analítica.
Apesar da Psic. De Orientação Analítica se basear nos mesmos princípios que a Psicanálise ela se diferencia desta na técnica. Por exemplo, as associações numa psicoterapia de orientação analítica são dirigidas pelo terapeuta para questões chave na terapia.Esta ocorre sem a utilização do divã, com uso menor da associação livre, com sessões menos freqüentes, a regressão é menor e a transferência não se desenvolve com a mesma intensidade, primitivismo e rapidez que a psicanálise.

2- Características da Psicoterapia Breve, indicações e contra-indicações.
Dentro do conjunto de características deste tipo de psicoterapia destacamos alguns que são:
- Delimitação de um foco, problema, ou conflito principal, em acordo com o paciente e no qual se centraliza toda atividade psicoterápica.
- Ensino de novas formas de lidar com os conflitos emocionais.
- Interpretação de forças inconscientes.

A Psicoterapia Breve é indicada a pacientes com transtornos de ajustamento e de personalidade leves, organização neurótica de personalidade e em situações ou problemas agudos, na vigência de transtornos caracterológicos crônicos. É contra- indicada em casos de Psicoses, Transtornos de Humor, Dependência ao álcool ou outras substâncias, transtorno obsessivo – compulsivo ou fóbico incapacitante, transtorno do pânico entre outros.

3- Exemplifique 1 caso onde você recomendaria a Psicoterapia de Apoio.
Uma pessoa que sofre com Transtorno do Pânico. Esse tipo de abordagem terapêutica tem bastante enfoque na eliminação dos fatores estressores, controle da ansiedade e quando a pessoa está passando por uma crise ela fica mais aberta a ajuda do terapeuta e este trabalha ativamente afim de criar técnicas que possibilitem um equilíbrio interior.

4- Bases teórico – técnicos da Psicologia Cognitivo Comportamental.
A Psicologia Comportamental baseia-se em alguns princípios e teorias da aprendizagem para explicar tanto o surgimento

Relacionados

  • Politicas de saude
    27905 palavras | 112 páginas