Tsunamis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (531 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
 Tsunamis
Oque são Tsunamis:
Tsunami é uma onda formada por um forte choque das placas tectônicas .No momento de liberação de energia, que ocorre entre o choque das placastectônicas; o tsunami atinge até 800 km/h.
Quando a onda chega ao continente ,ela passa a frear e aglomerar-se ;tornando-se maior ,alcançando até 20 metros de altitude.
Existe muita concentração depessoas nas faixas litorâneas ,sendo assim a dificuldade de prever os tsunamis aumentam. Estas paredes de água são realmente capazes de causar destruição em massa ao longo das terras costeiras.Prevenção
Atualmente, vários países possuem equipamentos capazes de identificar a formação e propagação de tsunamis. Com dados destes tipos, os governos podem adotar planos para deslocar populações deáreas de risco, que possam ser atingidas por estas ondas gigantes.
Colher informações sobre o tsunami através da televisão e do rádio.
O tsunami pode repetir-se. Existe a possibilidade da 2ª onda sermais alta que a 1ª. Ficar atento até que o sinal de alerta do tsunami e a convocação para refugiar-se sejam cancelados.
Se na sua cidade houver sirene de alerta , ficar atento ao seus comandos.Quando ouvir a sirene de alerta, verificar através da televisão e do rádio informações mais detalhadas.
Oque fazer quando ocorrer um tsunami:
Fuja imediatamente da costa, lagos ou outros corpos deágua próximos à costa.
Vá para um solo mais alto ou até colinas e montanhas. Mova-se sempre para longe da costa.
Se não puder ir para longe da costa, vá para cima. Apesar de não ser ideal, você podesubir em um edifício alto e resistente. Suba o máximo possível - até o telhado, se for o caso.
Como último recurso, se não tiver como fugir, encontre uma árvore grande e forte e suba nela. Existe orisco das árvores serem arrastadas pela água, mas esta é uma alternativa somente para quando todas as outras acabarem. Quanto mais forte for a árvore, mais alto poderá subir, mais fortes serão os...
tracking img