Tsunami

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1258 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
tsunami é uma série de ondas gigantes, que se formam através de abalos sísmicos, e também são conhecidos como maremotos. Os tsunamis têm um enorme poder destrutivo, pois ganham forçam somente quando chegam na região costeira, formando ondas de mais de 30m de altura.
Tsunami é um termo de origem japonesa, onde “tsu” significa porto, e “nami” onda, portanto onda de porto. Os tsunamis ocorremquando ocorrem abalos no fundo do mar ou perto do oceano, e acabam gerando uma grande perturbação na água. As ondas do tsunami viajam ao longo do oceano, e em alto mar são praticamente imperceptíveis, porém quando elas se aproximam da terra, provocam atrito com o fundo, fazendo com que o tamanho da onda aumente muito e destrua tudo que está ao redor. O tsunami também pode ser causado por atividades devulcões, porém geralmente possuem menos poder que os do mar.
É muito difícil prever quando os tsunamis podem ocorrer. Alguns países com maiores incidências e riscos possuem um centro de alerta, mas nem sempre é possível ter certeza. Países que ficam em regiões costeiras, como Filipinas, Indonésia, Japão, Ilhas Fiji, Estados Unidos, em especial noHavaí, possuem um histórico de episódios detsunami, e geralmente as ondas não afetam um só lugar, elas se movem conforme as correntes marítmas e aí então todos ficam em alerta. Para facilitar a previsão, é possível utilizar sensores submarinos, telemetria por rádio e por satélite e bóias à superfície, para tentar medir o comportamento das ondas e o tamanho.
Normalmente, cerca de dez minutos antes de um tsunami chegar à costa, o mar recua, edependendo se for muito ou pouco, diz respeito a potência das ondas que estão por vir. Inicialmente as ondas são longas e baixas, dificilmente maior que 0,3 a 0,6 metro, e sua energia pode diminuir ou até desaparecer, ao percorrerem milhares de quilômetros.
Os tsuanmis já fizeram centenas de vítimas pelo mundo, devastaram cidades inteiras e mesmo com a tecnologia, nenhum país está 100% preparado paraajudar a população, quando o fenômeno ocorre.
Tsunami, denominação derivada do japonês que significa onda de porto, corresponde às ondas provocadas por deslocamento da crosta oceânica que empurra a massa de água para cima, além do deslocamento de terras e gelo ou impacto de um meteorito no mar.

Em geral, um Tsunami é formado a partir de anomalias que provocam deslocamentos de uma enormemassa de água como terremotos, deslocamentos de massa continental, erupções vulcânicas ou meteorito, esse fenômeno pode surgir sempre que ocorrer acidentes geológicos de forma repentina na superfície marinha, que faz deslizar de forma vertical a massa de água.

Grande parte dos Tsunamis ocorre no Oceano Pacífico, no entanto, nada impede que aconteça em qualquer lugar e hora.

Os Tsunamis sãoondas gigantescas, existem estimativas de ondas com mais de 30 metros de altura e velocidade incrível de mil quilômetros por hora, a formação de grandes ondas ocorrem também a partir de terremotos continentais, um exemplo disso foi o Grande abalo sísmico do Chile, que resultou em mortes no Havaí, que, apesar da distância, foi atingido por ondas que migraram pelo Pacífico.

Esse fenômeno natural éum perigo real e em muitos casos é difícil de prever, quando acontece certamente produz uma grande destruição, além de inúmeras mortes, diante disso é de fundamental importância a dispersão em todos os oceanos de equipamentos e sondas para identificar possíveis abalos e assim evacuar áreas para que pelo menos vidas humanas sejam poupadas, uma vez que prejuízos financeiros são inevitáveis nessecaso.

-------------------------------------------------
Parte superior do formulário
 
Tsunamis

O termo tsunami foi adotado pela comunidade científica em 1963. Um
tsunami consiste numa ou em várias ondas do mar geradas por fenômenos geológicos catastróficos ocorridos em regiões oceânicas. Estes dão origem a de formações bruscas do fundo marinho, provocando o deslocamento da coluna de...
tracking img