Trtamentodo melasma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (931 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MELASMA: causa, diagnóstico e tratamento

BELO HORIZONTE
2012

Introdução:

Neste trabalho falarei sobre O melasma, também chamado de cloasma, que é um tipo de mancha amarronzada que surge emáreas expostas ao sol, principalmente na face. Ocorre com mais frequência em mulheres, especialmente nas de pele mais morena. Áreas como pescoço, colo e braços também podem ser acometidas. Apesar denão trazer consequências ao organismo, o melasma pode trazer consequências devastadoras sob o ponto de vista emocional e psicológico para seus portadores. Falarei aqui Sobre o sua causa, diagnostico etratamento.

O que é?
O melasma é uma manifestação caracterizada por manchas escuras na face. O seu surgimento geralmente está relacionado à gravidez ou ao uso de anticoncepcionais hormonais(pílula) ), terapia de reposição hormonal pós menopausa e distúrbios da tireoide e tem como fator desencadeante a exposição da pele ao sol. Quando estas manchas ocorrem durante a gravidez, recebem adenominação de cloasma gravídico.

A causa exata do melasma não é conhecida, mas há muitos fatores que podem aumentar o risco de se desenvolver essas manchas no rosto, sendo predisposição genética,exposição solar e estímulo hormonal, os principais.
A doença aparece principalmente nas mulheres, mas também pode acometer os homens. Além dos fatores hormonais e da exposição solar, a tendência genética ecaracterísticas raciais também influenciam o surgimento do melasma.
O que ocorre é que os melanócitos (células da pele responsáveis pela produção de melanina, substância que dá a cor da pele) das áreasmanchadas começam a trabalhar exageradamente sob estímulos normais, produzindo melanina em excesso, causando escurecimento localizado da pele.

Esse pigmento em excesso pode se localizar naepiderme (camada mais superficial da pele), na derme (camada mais profunda da pele) ou em ambas, determinado o melasma epidérmico, dérmico ou misto, respectivamente. Essa classificação é útil pois...
tracking img