trse

7591 palavras 31 páginas
CURSO RELAÇÕES PÚBLICAS

AULA 1
Conceituação
Se pedirmos às pessoas que conceituem o amor, provavelmente teremos uma série de respostas diferentes, mesmo representando sensações similares. Assim como conceituar o amor, temos observado várias definições acerca do que vem a ser Relações Públicas. No entanto, embora seja difícil conceituá-la, sabemos que essa atividade reúne um conjunto de habilidades e estratégias que fortalece e promove a imagem organizacional e dos produtos da empresa, relacionando-se fortemente com a área de Marketing.
A imagem de uma organização constitui um patrimônio valioso e as Relações Públicas, ou simplesmente RP, tornam-se uma poderosa ferramenta para a constituição dessa imagem.
As Relações Públicas atuam na maneira como as mensagens são passadas entre a empresa e seus clientes e consumidores. Um de seus principais objetivos é o de influenciar o comportamento e as opiniões do público, de forma que a organização seja vista de maneira positiva por todos.
Quando nos referimos a público, não estamos apenas falando sobre os clientes externos, mas também sobre o público interno: funcionários e colaboradores da empresa. O bom exemplo de Relações Públicas começa dentro da própria instituição.
Uma política eficiente de Relações Públicas resulta numa boa imagem institucional e pode se relacionar com serviços de excelência, com colaboradores e veículos de comunicação, sempre visando a boa imagem da empresa.
O lendário mago do marketing, Philip Kotler, em seu livro Marketing para o Século XXI, atribui as funções de Relações Públicas ao acróstico PENCILS, que significa:








P = Publicações
E = Eventos
N = Notícias
C = Comunidade
I = Identidade Visual
L = Lobby
S = Social

Veremos mais adiante o que significa cada uma das letras desse acróstico, assim como outros conceitos e argumentos que valorizarão seu estudo, como: falar em público, atendimento ao cliente, comunicação empresarial e o que deve

Relacionados

  • A influencia da liderança na motivação: um estudo sobre o programa de trainees 2008 da galp energia
    18244 palavras | 73 páginas
  • Modernismo
    22492 palavras | 90 páginas
  • ENTENDENDO OS PRINCIPAIS INDICADORES SOCIAIS E ECONOMICOS
    20405 palavras | 82 páginas
  • Inoponibilidade das Exceções
    27079 palavras | 109 páginas