Trovadorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1311 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TROVADORISMO
O QUE FOI?
O Trovadorismo foi a primeira manifestação literária da língua portuguesa, ocorrendo no século XVII, no mesmo período em que Portugal começou a desapontar como uma nação independente. Sua origem deu-se na Occitânia (uma da nações sem Estado da Europa) onde consequentemente espalhou-se por toda a Europa, sendo que a lírica medieval galaico-português (língua falada duranteaIdade  Média) obteve sua características próprias, autores conservados e uma grande produtividade.
AUTORES
Os principais trovadores na lírica galego-portuguesa são Afonso Sanches, Aires Corpancho, Aires Nunes, Bernardo Bonaval, Dom Dinis, D. Pedro, Conde de Barcelos, João Garcia de Guilhade, João Soares de Paiva ou João Soares de Pávia, João Zorro, Paio Gomes Charinho, Paio Soares de Taveirós(Cantiga da Garvaia), Meendinho, Martim Codax, Nuno Fernandes Torneol, Guilherme IX, Duque da Aquitânia ea Pedro III de Aragão.
Características

A poesia desta época compõe-se basicamente de cantigas, geralmente com acompanhamento de instrumentos (alaúde, flauta, viola, gaita etc.). Quem escrevia e cantava essas poesias musicadas eram os jograis e os trovadores. Estes últimos deram origem aonome deste estilo de época português.

Mais tarde, as cantigas foram compiladas em Cancioneiros. Os mais importantes Cancioneiros desta época são o da Ajuda, o da Biblioteca Nacional e o da Vaticana.

As cantigas eram cantadas no idioma galego-português e dividem-se em dois tipos: líricas (de amor e de amigo) e satíricas (de escárnio e mal-dizer).

Do ponto de vista literário, as cantigaslíricas apresentam maior potencial pois formam a base da poesia lírica portuguesa e até brasileira. Já as cantigas satíricas, geralmente, tratavam de personalidades da época, numa linguagem popular e muitas vezes obscena.

*

Cantigas de amor

Origem da Provença, região da França, trazidas através dos eventos religiosos e contatos entre as cortes. Tratam, geralmente, de um relacionamento amoroso,em que o trovador canta seu amor a uma dama, normalmente de posição social superior, inatingível. Refletindo a relação social de servidão, o trovador roga a dama que aceite sua dedicação e submissão.

Eu-lírico - masculino
*

Cantigas de amigo

Neste tipo de texto, quem fala é a mulher e não o homem. O trovador compõe a cantiga, mas o ponto de vista é feminino, mostrando o outro lado dorelacionamento amoroso - o sofrimento da mulher à espera do namorado (chamado "amigo"), a dor do amor não correspondido, as saudades, os ciúmes, as confissões da mulher a suas amigas, etc. Os elementos da natureza estão sempre presentes, além de pessoas do ambiente familiar, evidenciando o caráter popular da cantiga de amigo.

Eu-lírico - feminino
*

Cantigas satíricas

Aqui os trovadorespreocupavam-se em denunciar os falsos valores morais vigentes, atingindo todas as classes sociais: senhores feudais, clérigos, povo e até eles próprios.
o

Cantigas de escárnio - crítica indireta e irônica
o

Cantigas de maldizer - crítica direta e mais grosseira

A prosa medieval retrata com mais detalhes o ambiente histórico-social desta época. A temática das novelas medievais está ligada àvida dos cavaleiros medievais e também à religião.

A Demanda do Santo Graal é a novela mais importante para a literatura portuguesa. Ela retrata as aventuras dos cavaleiros do Rei Artur em busca do cálice sagrado (Santo Graal). Este cálice conteria o sangue recolhido por José de Arimatéia, quando Cristo estava crucificado. Esta busca (demanda) é repleta de simbolismo religioso, e o valorosocavaleiro Galaaz consegue o cálice.
Humanismo
O Humanismo é um termo relativo ao Renascimento, movimento surgido na Europa, mais precisamente na Itália, que colocava o homem como o centro de todas as coisas existentes no universo.
Nesse período, compreendido entre a transitoriedade da Baixa Idade Média e início da Moderna (séculos XIV a XVI), os avanços científicos começavam a tomar espaço no...
tracking img