trovadorismo

Páginas: 2 (295 palavras) Publicado: 30 de maio de 2014
Trovadorismo: também conhecido como Primeira Época Medieval, é o primeiro movimento literário da língua portuguesa. Seu surgimento ocorreu no mesmo período em que Portugal começou a despontarcomo nação independente, no século XII
Características do Trovadorismo: A poesia desta época compõe-se basicamente de cantigas, geralmente com acompanhamento de instrumentos (alaúde, flauta,viola, gaita etc.). Quem escrevia e cantava essas poesias musicadas eram os jograis e os trovadores. Estes últimos deram origem ao nome deste estilo de época português.
Principais obras eautores: Cantiga de Amor A Ribeirinha (Paio Soares Taveirós). Libros del Saber de Astronomia(Dom Afonso X). Crónica Geral de Espanha (Pedro Afonso, Conde de Barcelos). Ondas do mar de Vigo (MartimCodax).
Humanismo: Movimento surgido na Europa, mais precisamente na Itália, que colocava o homem como o centro de todas as coisas existentes no universo.
Características do Humanismo:Podemos denominar Humanismo como ideia surgida no Renascimento que coloca o homem como o centro de interesse e, portanto, em torno do qual tudo acontece.
Principais autores e obras: Dante Alighieri(Divina Comédia), Petrarca (Cancioneiro) e Bocaccio (Decameron).
Classicismo: O movimento classicista teve origem na Itália, no século XIV; seu ápice ocorreu no final do século XVI. Ele sedisseminou velozmente pelo continente europeu graças à invenção da imprensa.
Características do Classicismo: Este gênero literário foi predominantemente inspirado pela cultura greco-latina. Daíalgumas das suas principais características serem a reprodução fiel dos escritores da antiga civilização greco-romana
Principais autores e obras: Luís Vaz de Camões: Os Lusíadas; BernardimRibeiro: Menina e Moça; Antonio Ferreira: Poemas Lusitanos em Lisboa; Francisco Sá de Miranda: Cleópatra (obra dramática); Gil Vicente: Farsa de Inês Pereira; Gil Vicente: Farsa de Inês Pereira;
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trovadorismo
  • Trovadorismo
  • Trovadorismo
  • Trovadorismo
  • Trovadorismo
  • Trovadorismo
  • Trovadorismo
  • Trovadorismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!