Trovadorismo

Páginas: 5 (1142 palavras) Publicado: 5 de maio de 2014
INTRODUÇÃO AO TROVADORISMO

Conforme Massaud, a palavra Trovadorismo é derivada de "trovére", usado no Norte da França, que significa "achar", ou seja, o trovador ao elaborar um poema ele devia achar uma canção e adaptar ( se necessário) ao acompanhamento musical. Com essa transformação, o que conheceríamos como poema, nessa escola literária, passa a ser chamada decantigas. Elas eram apresentadas em duas espécies que subdividiam-se cada uma em duas variedades: as lírica amorosas (cantigas de amor e amigo) e as satíricas (cantigas de escárnio e maldizer).

POESIA TROVADORESCA

Na cantiga de amor o trovador representa o eu lírico masculino e expressava o sofrimento torturante de um amor impossível. Através de Massaud, podemos notar que asregras de convivência social de Proença influenciavam fortemente sobre a abordagem feita à sua amada, dentre elas, a submissão, dirigir-se com respeito à sua dama conhecido também como "amor cortês" e conseqüentemente eles contemplavam e até mesmo idolatravam aquela que nem ao menos enxergava-os com bons olhos, pois,em sua grande maioria eram desprezados por serem de classe socialmente inferior.Oposta a cantiga de amor, o drama exprimido na cantiga de amigo é feita pelo eu lírico feminino ainda que escrito e recitado por um trovador. Num modo geral ela possui caráter mais narrativo e descritivo que a de amor, de feição analítica e discursiva ( MOISÉS, 1988, pg 21).
O núcleo dessas cantigas concentram-se no desabafo de uma mulher que é escrito erecitado por um trovador por normalmente ele se encontrar em uma de duas situações: primeiro, pode ser ele o protagonista da história da moça ou segundo, por ela ser analfabeta, o que era comum entre as fidalgas. Os ouvintes desse desabafo geralmente são: a mãe, amiga, filha e até mesmo elementos da natureza em torno de um retrocessos de momentos vividos ou antecipação de felicidade por momentos queirão acontecer, já que a cantiga narra o sofrimento vivido por mulheres pertencentes às camadas populares que expressavam o desgosto sentido em amar e ser abandonadas em razão das guerras ( que ocorriam na época) ou trocadas por outra mulher.
Além disso, Massaud explica uma dualidade amorosa que essa cantiga trás ao trovador" de onde extrai as duas formas de lirismo amoroso,próprias da época: em espírito, dirige-se à dama aristocrática;com os sentidos, à camponesa ou à pastora." A partir daí, ele passa à exprimir dois tipos de experiência passional, sempre na primeira pessoa do singular e do plural: como protagonista do amor incorrespondido ou por empatia à mulher que teve a infelicidade de apaixonar-se por ele.
As cantigas de escárnioe maldizer são denominadas satíricas porque o trovador utiliza-se de sátira diretas ou indiretas para compô-las. Nas de escárnio constroem-se indiretamente através de ironias, sarcasmo que dão duplo sentindo à palavra, o que seria um exemplo de conotação. Como o próprio nome justifica, as de maldizer são diretas ao ponto de serem agressivas, onde as palavras são de baixo calão e terão seusentido real ou seja um exemplo de denotação.
Em um modo geral os dois tipos de cantigas expressavam o modo de vida boêmio e escorraçado e mesmo com linguagem muitas vezes pornográficas, é o único documento que esclarecia a linguagem e os costumes populares da época.

CANCIONEIROS

As poesias trovadorescas feitas antes de 1.198 por seremreproduzidas oralmente não obtiveram versões escritas, motivo esse que levou-os à reunir as demais cantigas em uma coletânea conhecida como Cancioneiros, porém, só três são reconhecidas como mais importante por sua qualidade e por conter um grande número de registros, são elas:

Cancioneiro da Ajuda, com 310 cantigas, possuí composições feitas no século XIII no Reinado de Afonso III e suas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trovadorismo
  • Trovadorismo
  • Trovadorismo
  • Trovadorismo
  • Trovadorismo
  • Trovadorismo
  • trovadorismo
  • Trovadorismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!