TROVADORISMO

600 palavras 3 páginas
Trovadorismo

Apoiava-se na poesia oral, espontânea, da fase pré-literária, e na lírica de origem provençal. Era uma poesia ligada à música, composta pelos trovadores e cantada pelos jograis e soldadeiras, que se faziam acompanhar de instrumentos musicais
Por se destinar ao canto a à dança, obedecia a ritmos e recorrências sônicas de fácil execução e memorização. Daí a presença de refrões ou estribilhos, e do paralelismo. Compreendia dois gêneros principais: o lírico (cantigas de amigo e de amor) e o satírico (cantigas de escárnio e de maldizer).
Cantigas de Amigo - O "eu-lírico" é feminino: o trovador expressa as emoções da mulher como se falasse por ela.

Inspiram-se na vida popular, no cotidiano familiar e rural (pastoras, camponesas). São de estrutura simples apoiada no paralelismo, no refrão e na forma dialogada. Expressam uma visão mais realista do amor, colocado no plano terrestre dos desejos humanos e da sensualidade.

Cantigas de Amor - O trovador expressa as emoções do homem pela mulher amada. Originam-se da influência provençal, projetando o refinamento da vida da corte, o ideal do amor cortês.

Inspiram-se no ambiente palaciano e a mulher é um ser idealizado, superior, inatingível, a quem o trovador, submisso, dirige seus lamentos, ocultando a identidade da amada, sob expressões respeitosas como "mia dona", "mia senhor", "fremosa dona", "fremosa senhor". Dá-se o nome cantiga de maestria à composição sem refrão, constituída de três ou mais estrofes regulares e submetida a certos formalismos estilísticos.

Cantigas de Escárnio - Sátira sutil, apoiada na ironia e na ambigüidade ("palavras cubertas que hajam dous sentidos"), sem a individualização da pessoa ofendida.

Cantiga de Maldizer - Sátira direta, contundente, palavrosa, sendo comum o calão.(características literárias acaba aqui.).

Momento final da Idade Média na Península Ibérica, onde a cultura apresenta a religiosidade como elemento marcante.
A vida do homem medieval é

Relacionados