TROVADORISMO

310 palavras 2 páginas
Trovadorismo Marco inicial

ANO: 1189 ou 1198

OBRA: “Cantiga da Ribeirinha”
AUTOR: Paio Soares de Taveirós

Trovadores/Autores

Na lírica medieval, os trovadores eram os artistas de origem nobre, que compunham e cantavam, com o acompanhamento de instrumentos musicais, as cantigas (poesias cantadas). Estas cantigas eram manuscritas e reunidas em livros, conhecidos como Cancioneiros. Temos conhecimento de apenas três Cancioneiros.

São eles: “Cancioneiro da Biblioteca”, “Cancioneiro da Ajuda” e “Cancioneiro da Vaticana”.

2
Características:

TEOCENTRISMO
POESIA CANTADA: CANTIGA
COMPOSITOR: TROVADOR
CANTOR: JOGRAL OU MENESTRAL
POESIA LÍRICA E POESIA SATÍRICA

Os trovadores/Autores de maior destaque foram:
DOM DINIS,
PERO DA PONTE,
MARTIN CODAX,
PAIO SOARES DE TAVEIRÓS,
DOM DUARTE,
JOÃO GARCIA DE GUILHADE,
AIRES NUNES E
MEENDINHO.

No trovadorismo galego-português, as cantigas são divididas em: Líricas e Satíricas.

Líricas Cantigas de Amor: Eu Lírico MASCULINO. Amor Platônico. Destaca as qualidades da mulher amada, colocando-se numa posição inferior (de vassalo) a ela (MIA SENHOR/MIA DONA). O tema mais comum é o amor não correspondido. As cantigas de amor reproduzem o sistema hierárquico na época do feudalismo (AMOR CORTÊS: CÔRTE), REFRÃO.
Cantigas de Amigo: Eu-lírico FEMININO. A palavra amigo nestas cantigas tem o significado de namorado. O tema principal é a lamentação da mulher pela falta do amado. Sofrimento amoroso da mulher. Ambiente: Zona Rural. Perspectiva Realista. Estrutura mais apurada. Versos repetidos alternadamente.

Satíricas Cantigas de Escárnio: nestas cantigas o nome da pessoa satirizada não aparecia. As sátiras eram feitas de forma indireta, e com ironia, utilizando-se de duplos sentidos.

Cantigas de Maldizer: através delas, os trovadores faziam sátiras diretas, sem rodeios, chegando muitas vezes a agressões verbais. Em algumas situações eram utilizados palavrões ou palavras/expressões

Relacionados