Trovadorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1646 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Marco Inicial:

A época do trovadorismo, também conhecida como primeira época medieval, abrange as origens da Língua Portuguesa, a língua galaico-portuguesa (o português arcaico) que compreende o período de 1189 a 1418. Portugal ocupava-se com as Cruzadas, a luta contra os mouros, e estava marcado pelo teocentrismo (universo centrado em Deus, a vida estava voltada para os valores espirituais ea salvação da alma) e pelo sistema feudal (sistema econômico e político, entre senhores e vassalos ou servos), já enfraquecido, em fase de decadência. Quando finalmente a guerra chega ao fim, começam manifestações sociais de período de paz, entre elas a literatura, e em torno dos castelos feudais também desenvolveu-se um tipo de literatura que redimensiona a visão do mundo medieval e aponta paranovos caminhos, essa manifestação literária é o Trovadorismo.

Características
As poesias trovadorescas estão reunidas em cancioneiros ou Livros de canções, são três os cancioneiros: Cancioneiro da Ajuda, Cancioneiro da Vaticana e Cancioneiro da Biblioteca Nacional de Lisboa (Colocci-Brancuti), além de um quarto livro de cantigas dedicadas à Virgem Maria pelo rei Afonso X, o Sábio. Surgiramtambém os textos em prosa de cronistas como Rui de Pina, Fernão Lopes e Eanes de Azuraram e as novelas de cavalaria, como A Demanda do Santo Graal.
Os poetas e cronistas dessa época eram chamados de trovadores, pois no norte da França, o poeta recebia o apelativo trouvère (em Português: trovador), cujo radical é: trouver (achar), dizia-se que os poetas “achavam” sua canção e a cantavam acompanhados deinstrumentos como a cítara, a viola, a lira ou a harpa. Os poemas eram sempre cantados e acompanhados de instrumentos musicais e de dança, por isso eram chamados de cantigas. Entre as camadas mais populares, quem cantava e executava as cantigas eram os jograis.

As poesias trovadorescas estão reunidas em cancioneiros ou Livros de canções, são três os cancioneiros: Cancioneiro da Ajuda,Cancioneiro da Vaticana e Cancioneiro da Biblioteca Nacional de Lisboa (Colocci-Brancuti), além de um quarto livro de cantigas dedicadas à Virgem Maria pelo rei Afonso X, o Sábio. Surgiram também os textos em prosa de cronistas como Rui de Pina, Fernão Lopes e Eanes de Azuraram e as novelas de cavalaria, como A Demanda do Santo Graal.

Tipos de Cantiga

Cantigas de amigo e cantigas de amor

Ambos ostipos foram cultivados nas cortes portuguêsas por trovadores que era, em geral, nobres do sexo masculino. Contudo, apresentam certas diferenças de forma e de conteúdo.
As cantigas de amigo: têm raízes nas tradições da própria península Ibérica, em suas festas rurais e populares, em sua música e dança, nas quais abundam vestígios da cultura árabe. Apresentam normalmente ambientação rural,linguagem e estrutura simples.
As cantigas de amor: têm raízes na poesia provençal (de Provença, região do sul da França), ambientes finos e aristocráticos das cortes francesas e, portanto, prendem-se a certas convenções de linguagens e de sentimentos.

Cantigas de escárnio e cantigas de maldizer:

As cantigas de escárnio e as cantigas de maldizer constituem a primeira experiência da literaturaportuguesa na Sátira. Além disso, possuem um importante valor histórico como registro da sociedade medieval portuguesa em seus aspectos culturais, morais, linguisticos,etc.
Menos presas a modelos e convenções do que as cantigas de amigo e de amor; as cantigas satíricas buscaram um caminho poético próprio, explorando diferentes recursos expressivos.
As cantigas de escárnio: são críticas, utilizandode sarcasmo e ironia, feitas de modo indireto, algumas usam palavras de duplo sentido, para que, não entenda-se o sentido real.
As cantigas de maldizer: utilizam uma linguagem mais vulgar, referindo-se diretamente a suas personagens, com agressividade e com duras palavras, que querem dizer mal e não haverá outro modo de interpretar.
Os temas centrais destas cantigas são as disputas políticas,...
tracking img