Trovadorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DESENVOLVIMENTO: A Literatura Medieval Portuguesa expressa a simplicidade, a ingenuidade e a passividade do homem medieval e contém marcas do contexto em que foi produzida.Completamente dominado pelo medo do pecado e com o objetivo de agradar sempre a Deus, o homem medieval ainda consegue fazer uma literatura que em determinados momentos rompe com essedomínio, é o caso das novelas de cavalaria, dos romances ou xácaras. O segundo período medieval vai mostrar que esse rompimento vai aumentando com o passar do tempo, até que o homemconsegue sair das TREVAS MEDIEVAIS definitivamente.
O Renascimento foi um importante movimento de ordem artística, cultural e científica que se deflagrou na passagem da Idade Médiapara a Moderna. Em um quadro de sensíveis transformações que não mais correspondiam ao conjunto de valores apregoados pelo pensamento medieval, o renascimento apresentou um novoconjunto de temas e interesses aos meios científicos e culturais de sua época. Ao contrário do que possa parecer, o renascimento não pode ser visto como uma radical ruptura com omundo medieval.
seus estilos de época são:

- ERA MEDIEVAL (Trovadorismo e Humanismo)
- Trovadorismo: poemas feitos para serem cantados, são as cantigas (de amor, amigo, escárnioe maldizer)
- AMOR (eu-lírico masculino)
- Exaltação das qualidades da dama
- Sofrimento amoroso
- Ambiente aristocrático
- AMIGO (eu-lírico feminino)
- Ambientação rural
-Linguagem e estrutura simples
- Fala do amor da mulher pelo seu amigo
- ESCÁRNIO E MALDIZER
- Crítica aos membros da sociedade
- Jogos de palavras e ironias
- Abordavam temascomo escândalos, sexo, falsa religiosidade
OBS: Na cantiga de escárnio o nome da pessoa era ocultado, na de maldizer a crítica era direta e a vítima tinha seu nome revelado.
tracking img