TROVADORISMO E HUMANISMO

1039 palavras 5 páginas
TROVADORISMO
O Trovadorismo foi a primeira manifestação literária da língua portuguesa. Surgiu no século XII em plena Idade Média, quando Portugal estava no processo de sua formação nacional. A vida do homem nesse período era totalmente norteada pelos valores religiosos e para a salvação da alma. Seu maior temor era a ideia do inferno, o que o tornava submisso à igreja e seus representantes. A arte refletia o sentimento religioso daquela época, em que em tudo girava em torno de Deus, por isso, essa época era chamada de
Teocêntrica.
As relações sociais estavam baseadas também na submissão aos senhores feudais. Esses eram donos das terras, e exerciam o poder sobre seus servos ou vassalos. Havia um grande distanciamento entre as classes sociais. A literatura foi uma das manifestações sociais iniciadas no período de paz pós-guerra.
A poesia desta época era composta basicamente de cantigas, sendo acompanhadas de instrumentos como a cítara, a viola, a lira ou a harpa e cantadas em feiras, festas e castelos. Quem escrevia e cantava essas poesias musicadas eram jograis e os trovadores, artistas de origem nobre. Estas cantigas eram manuscritas e reunidas em Cancioneiros ou Livros de Canção. Os trovadores tinham grande liberdade de expressão, entravam em questões políticas e exerceram destacado papel social.
O primeiro texto escrito em português foi criado no século XII e era a “Cantiga da Ribeirinha” do poeta
Paio Soares de Taveirós, dedicada a D. Maria Paes Ribeiro, a Ribeirinha. São três os Cancioneiros:
“Cancioneiro da Ajuda”, “Cancioneiro da Vaticana” e “Cancioneiro da Biblioteca Nacional de Lisboa
(Colocci-Brancuti).
A Poesia trovadoresca foi dividida em dois gêneros: lírico e satírico. O gênero lírico se subdivide em duas categorias (cantigas de amigo e cantigas de amor) e o satírico é caracterizado pelas cantigas de escárnio e cantigas de maldizer.
Cantigas de amor, o trovador assume um eu-lírico masculino e se dirige à mulher amada como uma figura idealizada e

Relacionados