Trovadorismo, humanismo e cassicismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4030 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Primento Momento:
              "Temos como superar o medo do desconhecido que o “outro” nos provoca, e enfrentar a aventura que a vida nos promete: basta pensar que a diferença não implica superioridade e que a verdade não é monopólio de ninguém. "                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         Jaime Pinsky
Introdução:
                     Falar do mundo em que vivemos hoje é, na verdade, falar de sociedades que enfrentam desafios jamais experimentados anteriormente; significa tentarcompreender processos contraditórios tais como o da globalização.
                     Estes processos têm facilitado a articulação de grupos sociais dominados, a comunicação entre eles, a comparação de distintas experiências o que contribui, sem dúvida, para o desenvolvimento de uma consciência comum dos problemas da desigualdade e de subordinação dos mesmos, bem como para a possibilidade deestabelecimento de estratégias unitárias para o alcance da equidade nos distintos campos sociais.
                      O processos de globalização têm desencadeado forças que contribuem para uma maior diferenciação entre os diversos países e para uma maior polarização social no interior dos mesmos.
                      Também estão incidindo de forma diferenciada sobre homens e mulheres, bem como sobreos membros de distintas etnias/raças.
                      Se examinarmos com cuidado os acontecimentos da última década, perceberemos o quanto ela tem sido marcada pelo aprofundamento dos conflitos bélicos centrados nas questões de identidade étnico/racial, pela expansão de epidemias que ameaçam a existência de boa parte da humanidade tais como a AIDS e pela agudização do desemprego, da fome eda miséria em muitos países, principalmente no continente africano.
                     Contraditoriamente, esta também tem sido a década na qual se conseguiu importantes avanços no campo da saúde e da educação, êxitos importantes na ciência e na tecnologia, bem como o fim da ditadura militar e início de uma construção democrática em muitos países.
                      Possivelmente o que maistem contribuído para acelerar a globalização econômica nas últimas décadas tem sido a revolução tecnológica que vem modificando, em passo acelerado, as formas de produção, os produtos no mercado e a relação dos seres humanos entre si e com o mundo da natureza.
                      Entretanto este quadro será incompleto se não citarmos a tendência à uniformização das políticas de reforma doEstado e de liberalização dos mercados como um dos elementos centrais nas sociedades modernas.
                       Hoje o Brasil se situa entre as dez primeiras economias, em nível mundial. Assim, tem diante de si todos os desafios e problemáticas trazidos pelos processos da chamada globalização econômica, com reflexos nos demais campos da sociedade brasileira.
                      Entre eles, osde alguns grupos étnico/raciais como os africanos e os indígenas que, proporcionalmente, têm estado mais marginalizados dos avanços e conquistas sociais, políticas e econômica sem nosso país que os pertencentes a outras etnias. E dentre eles, os contingentes femininos são mais vulneráveis.
                      Justifica-se dessa forma o Projeto Etnia/Raça - Um novo olhar. Pois acreditamos quetrabalhando sob um enfoque pluralista da cultura brasileira, intentamos ressaltar aspectos que contribuam para uma melhor visibilização e valorização dos grupos étnicos não-brancos. Obviamente, pelo lugar que lhe foi destinado no setor produtivo e por sua participação numérica, os afro-descendentes ocupam um espaço privilegiado neste campo de discussão.
                     Sendo assim,...
tracking img