TROVADORISMO GALEGO-PORTUGUES: CANCIONEIROS, GÊNEROS E ESPÉCIES LITERARIAS.

1789 palavras 8 páginas
TROVADORISMO GALEGO-PORTUGUES: CANCIONEIROS, GÊNEROS E ESPÉCIES LITERARIAS.

TROVADORISMO GALEGO-PORTUGUES

Conhecido por ser o primeiro movimento literário da língua portuguesa, ao longo de seus trezentos anos, o trovadorismo teve vigência no Ocidente medieval, do século XII ao século XIV.
Essa poesia diferencia-se das outras pela sua estrutura marcante que envolve a música e sua restrição nas escolhas temáticas que segundo Mongelli, distingue a questão dizendo:

Basta dizer que "trovador" é aquele que "canta" em "louvor vassálico" da "dama inatingível" ou que se faz passar pela "donzela" que vai em "romaria" atrás do "namorado" para se identificar imediatamente esse arcabouço como magma único da "poesia medieval. (MONGELLI, Lênia Márcia. Fremosos cantares: antologia da lírica medieval galego-portuguesa, São Paulo: WMF/Martins Fontes, 2009, p. XXII)

No Brasil, o trovadorismo esperou a modernidade para que o interesse pelo lirismo trovadoresco galego-português se remontasse, por volta do século XIX.
A autora resalta que a lírica trovadoresca ocupou uma posição incômoda, pela sua imagem ter envelhecido para o gosto atual e pela sua poesia ter rompido com a música instrumental para explorar a musicalidade, desse modo, o trovador passou a poeta.
Mongelli explica que os trovadores exploravam um modelo de escrita que resumia-se a um paradoxo, que segundo ela, distingue de “meu bem é meu mau”.
CANCIONEIROS

Termo utilizado para uma coletânea de textos literários da língua portuguesa. Os textos mais antigos escritos com composições em verso foram reunidos de fins do século XIII e do século XIV.
Temos conhecimento de três tipos de Cancioneiros, que são eles os Cancioneiro de Ajuda, Cancioneiro da Biblioteca Nacional e o Cancioneiro da Vaticana.

CANCIONEIRO DE AJUDA: Essa denominação estabeleceu-se pela coletânea estar guardada na biblioteca do Palácio da Ajuda em Lisbôa, o cancioneiro de ajuda é o menos completo dos três, por conter apenas as cantigas

Relacionados