Trote na ufmg prega racismo e preconceito racial

738 palavras 3 páginas
O comportamento de um grupo de estudantes veteranos do curso de direito, em que se encontra um jovem pintado de vermelho, amarrado com fitas adesivas a uma pilastra, simulando um tronco e rodeado por três estudantes,os quais passam, fazendo saudações nazistas e uma jovem branca com o corpo pintado de preto, mãos amarradas por uma corrente e um cartaz pendurado no pescoço escrito “ CALOURA CHICA DA SILVA” e puxada por um estudante. A falta de respeito e escrúpulos das pessoas chegam a espantar qualquer um, e em pleno século XXI ainda existem aqueles que não sabem, ou melhor, não querem deixar essas atitudes racistas e preconceituosas, pois acham divertido zombarem com os outros por diferenças raciais e sociais.
Hoje, entre as pessoas, existe um grande debate sobre o que seria ético ou não, pois cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética, ou seja, o que seria aético para alguns, para outros seriam éticos.
Se fossemos analisar os valores morais e os pontos de vista éticos desse grupo de universitários poderiam dizer que os mesmos estavam sendo éticos perante seu grupo, pois os mesmos estavam obedecendo a um código ético, ou seja, um acordo explicito dentro do grupo.
Mas se tratando da ética universal, poderíamos dizer que esse mesmo grupo infringiu o principal código da ética: o equilíbrio e o bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado, e está relacionada com o sentimento de justiça social, ou seja, foram totalmente aéticos, pois feriram sentimentos de grupos perante a sociedade.
Esse tipo de comportamento revela a moral desse grupo que para a maioria da sociedade abominou que para eles seria “certo”, mais pelo contrário a moral é para manter a estabilidade, nesse caso a imoralidade é nítida.
Faltaram aos envolvidos e aos seus costumes os princípios éticos, ferindo a situação de um povo e apologia ao nazismo. Eles usaram o senso moral avaliando o comportamento de um povo que foi por muito tempo desprezado e um

Relacionados

  • Golpe Militar e Ditadura na Paraíba
    91983 palavras | 368 páginas
  • 2238
    220703 palavras | 883 páginas