Troque seu oleo de cozinha por agua mineral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1718 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de janeiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Caracterizações do Problema
Muitos estabelecimentos ou mesmo residências jogam óleo usado de cozinha na rede de esgoto, solos e rios desconhecendo os inestimáveis prejuízos que o fato pode causar ao meio ambiente e ao encanamento de sua residência.
Segue alguns ótimos motivos para darmos destino ambientalmente correto ao Óleo de Cozinha:
➢ Os óleos permanecem retidos noencanamento e funciona igual uma cola que vai juntando fio de cabelo, fio dental, pedaço de plástico e causa entupimento das tubulações;
➢ Aumenta estimadamente em 45% o custo de tratamento dos efluentes;
➢ O óleo por ser mais leve acaba se espalhando na superfície dos rios e das represas, impedindo a oxigenação das águas e causando a morte de microorganismos, peixes e desequilibra oecossistema;
➢ O óleo no solo provoca a impermeabilização dos leitos e terrenos e contribuem com as enchentes;
➢ Em contato com o ambiente, entra em decomposição, soltando gás metano durante esse processo, causando mau cheiro, além de agravar o Efeito Estufa.
Estudos mostram que uma família com quatro pessoas consome em média um litro de óleo por semana e que gera 1 litro a 2 litros deóleo usado (resíduo) que atinge rios e lagos polui mais de 20 mil litros de água que é equivalente ao consumo de uma pessoa no período de 147 dias.
O consumo em um restaurante de médio porte gira em torno de 10 litros/dia, imagina o impacto disso no meio ambiente. FAÇA AS CONTAS!
Foi observada a falta de tratamentos adequados para os dois principais problemas encontrados com oconsumidor e gerador destes resíduos: a conscientização e a falta de coleta deste resíduo.
O Projeto “TROQUE OLEO DE COZINHA USADO POR AGUA MINERAL”, é uma iniciativa da Distribuidora de Água Mineral Santa Inês que esta preocupada com a preservação ambiental de uma região pertencente a uma das maiores e mais bela riquezas naturais - O PANTANAL.
O óleo depois de reciclado pode serutilizado como matéria-prima na produção de resina para tintas, sabão, detergente, amaciante, sabonete, glicerina, ração para animais, biodiesel, lubrificante para carros e máquinas agrícolas e outros.

OBJETIVO GERAL DO PROJETO
Organizar as três fases da estrutura operacional do sistema de coleta do óleo usado de cozinha: COLETA (através de educação ambiental e parcerias para criação depontos de coleta que servirão de pólos facilitadores do recolhimento do óleo e divulgação), ESTOCAGEM (na distribuidora) E DESTINAÇAO A INDÚSTRIA DE BIODIESEL (indústria parceira do projeto).
• Preservar os recursos hídricos;
• Preservar os ecossistemas
• Reduzir a quantidade de gordura no sistema de coleta e tratamento de esgoto, melhorando sua eficiência;
• Promover a educação ambiental junto atoda a sociedade, principalmente nas escolas e comunidades.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Definir metas mensais para alcançar o maior objetivo que é Mobilizar o maior número possível de pessoas, demonstrando a importância da iniciativa em armazenar o óleo e entregar aos pontos de coleta – INCENTIVAR A RECICLAGEM e dar destino ecologicamente correto;
• Mobilizar e multiplicar conceitos desustentabilidade;
• Promover a consciência ambiental através da educação de alunos de escolas publica e privadas;
• Mostrar como o meio ambiente reage ao receber este resíduo;
• Fazer um trabalho educacional para transformar os alunos em multiplicadores da cultura de preservação ambiental, começando pela família;
• Oferecer AGUA MINERAL como incentivo para não jogar o óleo nomeio ambiente;
• Criar a marca e o selo do projeto;
• Divulgar o projeto aos consumidores finais dos bares, restaurantes setor hoteleiro, agencias de turismo, hotéis fazendas, através de placas e selos indicativos, a importância do projeto esclarecendo os principais objetivos e ações para alcançá-los. Ex: divulgar em cardápios, banners, panfletos, palestras, etc.

PÚBLICO ALVO...
tracking img