Tropicalismo

Contexto Histórico
O movimento Tropicalista surgiu no final da década de 60, neste momento o mundo vivia a Guerra Fria, entre União Soviética (socialista) e os Estados Unidos (capitalista). Era um momento de grande repressão, o Brasil estava sobre Regime Militar. As regras eram muito rígidas, existia censura rigorosa, para que as músicas e as artes não passasem ideias “comunistas”. Nesta época muitos artistas foram exilados para fugir da persseguição política dos Militares.
Foi neste contexto que surgiram os “Festivais de Música” que eram programas transmitidos por algumas emissoras de televisão. E que consolidaram a música popularbrasileira, além de revelar grandes compositores e intérpretes da nossa música. Um destes programas realizado pela Record em São Paulo foi o marco para reunir um grupo de artistas Baianos que dariam início ao Movimento Tropicalista nele Caetano Veloso interpretou "Alegria, Alegria" e Gilberto Gil, ao lado dos Mutantes, "Domingo no Parque".

Características
No ano de 1967, Gil e Caetano foram presos e mandados para um exílio pelo governo militar e o movimento se enfraqueceu, logo, chegando ao fim, mas , sua sementes continuaram germinando.
Em 1997, quando comemorou-se 30 anos do tropicalismo, são lançados dois livros que contam a história do movimento:Verdade Tropical de Caetano Veloso;
Trópicália - A história de uma Revolução Musical do jornalista Carlos Calado.
O Tropicalismo propunha:
Atualização da linguagem musical brasileira em relação ao que se vinha fazendo, especialmente na Europa (Beatles) e Estados Unidos (filosofia hippie) 
Crítica aos valores éticos, morais e estéticos da cultura brasileira 
Rejeição à tendência lírica da MPB através de uma linguagem mais realista e atual 
Descompromisso total com os estilos, com os modismos, com as coisas feitas e esgotadas 
Adoção de uma visão latino-americana inserida na realidade cotidiana.

Influências

Antropofagia
Grande parte do ideário [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 02). Tropicalismo. TrabalhosFeitos.com. Retirado 02, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Tropicalismo/593292.html

MLA

"Tropicalismo" TrabalhosFeitos.com. 02 2013. 2013. 02 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Tropicalismo/593292.html>.

MLA 7

"Tropicalismo." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 02 2013. Web. 02 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Tropicalismo/593292.html>.

CHICAGO

"Tropicalismo." TrabalhosFeitos.com. 02, 2013. Acessado 02, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Tropicalismo/593292.html.