Tropeolina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9066 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

















































Introdução

Para indicar a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução líquida, usa-se uma grandeza chamada de pH, que é o símbolo do termo físico-químico potencial
Hidrogeniônico.

Se na temperatura de 25 °C a medida do pH de uma solução líquida for menor do que 7, indica que esta é acida, se for maior do que 7, indica que ébásica (alcalina) e se for igual a 7, é neutra. Os valores de pH de uma solução líquida variam com a temperatura.

Os indicadores ácido-base, são ácidos ou bases orgânicas fracos em que os pares conjugados apresentam cores diferentes.

Na natureza, as cores de muitas flores resultam da variação da acidez ou alcalinidade da seiva. Por exemplo, a substância química é a mesma nas flores daspapoulas (vermelhas) e centáureas (azuis), porém a seiva das papoulas é ácida, enquanto das centáureas é alcalina (básica), dando as cores características das respectivas flores.

Extraindo os corantes naturais das flores ou das folhas de certas plantas pode-se modificar a cor adicionando-se uma solução ácida ou alcalina (básica) e estes corantes podem ser utilizados com indicador ácido-base.Estes corantes são fáceis de serem obtidos e muito interessantes para serem utilizados nas atividades de educação ambiental para detectar poluentes nos rios e reservatórios de água, por exemplo.


Como exemplo podemos citar a tropaeolina (tropeolina) e alguns indicadores naturais como: hortênsias, hibisco, cravo de defunto e outros, a base de flores para efetuar o teste de pH.














1.Topaeolina (Tropeolina) definição

“Tropeolina sf (lat cient tropaeolu+ina) Quím. Nome comum a diversos corantes amarelos e alaranjados, usados como indicadores de ácidos (em cuja presença se tornam pardos) ou como corantes biológicos.”



2. Descoberta

Com a obtenção do primeiro indicador sintético, a fenolftaleína, em 1877, iniciou-se o interesse pelo comportamento dos indicadores, representandoum novo impulso para o desenvolvimento da volumetria no final do século XIX.

Até esta época os indicadores utilizados eram exclusivamente extratos naturais obtidos de plantas. Em 1878, M. Miller sintetizou um novo indicador, a tropeolina, enquanto G. Lunge sintetizou o alaranjado de metila; em 1893 já havia registro de 14 indicadores sintéticos.

Na primeira década do século XX, os cientistaspassaram a investigar as propriedades dos indicadores para estabelecer qual indicador seria mais adequado para determinada titulação.


3. pH Definição

O pH é o símbolo para a grandeza físico-química 'potencial hidrogeniônico'. Essa grandeza indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução líquida.

O termo pH foi introduzido, em 1909, pelo bioquímico dinamarquês Soren Peter LauritzSorensen (1868-1939) com o objetivo de facilitar seus trabalhos no controle de qualidade de cervejas (à época trabalhava no Laboratório Carlsberg, da cervejaria homônima). O "p" vem do alemão potenz, que significa poder de concentração, e o "H" é para o íon de hidrogênio (H+).

Às vezes é referido do latim pondus hydrogenii.

Matematicamente, o "p" equivale ao simétrico do logaritmo (cologaritmo) debase 10 da atividade dos íons a que se refere. Para íons H+.

Sendo que representa a atividade em mol/L. Em soluções diluídas (abaixo de 0,1 mol/L), os valores da atividade se aproximam dos valores da concentração.


1. Medidas de pH


O pH pode ser determinado usando um medidor de pH (também conhecido como pHmetro) que consiste em um eletrodo acoplado a um potenciômetro. O medidor de pH é ummilivoltímetro com uma escala que converte o valor de potencial do eletrodo em unidades de pH. Este tipo de eletrodo é conhecido como eletrodo de vidro, que na verdade, é um eletrodo do tipo "íon seletivo".

O pH pode ser determinado indiretamente pela adição de um indicador de pH na solução em análise. A cor do indicador varia conforme o pH da solução. Indicadores comuns são a fenolftaleína,...
tracking img