Tromboembolismo pulmonar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5386 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O Tromboembolismo Pulmonar é uma doença de importância mundial por ser definida como a migração de um ou mais coágulos das veias sistêmicas para o leito vascular pulmonar, com complicações potencialmente fatais a curto ou a longo prazos, seu estudo é de fundamental importância no auxílio ao diagnóstico clínico; no acompanhamento terapêutico, e no tratamento a fim de definir umadoença que é frequente, porém pouco diagnosticada, fato justificado, em primeiro lugar, por apresentar sinais e sintomas pouco específicos, causando demora na suspeita clínica, além disso, apesar de haver vários exames complementares, que podem auxiliar no diagnóstico, muitos não estão disponíveis na maioria dos serviços médicos.
A demora, no diagnóstico, tem repercussões muito sérias,culminando no aumento da mortalidade de pessoas com tromboembolismo pulmonar. Dessa forma, é fundamental empenhar todo esforço no diagnóstico e no tratamento precoce dessa doença, pois a apresentação clínica do TEP agudo pode variar desde episódios assintomáticos até morte súbita por embolia pulmonar maciça, dependendo do grau de acometimento da vasculatura pulmonar. Os diferentes quadros clínicosdividem fisiopatologia e fatores de risco semelhantes, mas acarretam abordagem terapêutica distinta.
Portanto, este trabalho tem como objetivo principal analisar principais tópicos de todo quadro clinico da doença, estimular a suspeita diagnóstica e orientar a investigação e o tratamento da referida doença.







Tromboembolismo Pulmonar
O tromboembolismopulmonar (TEP) refere-se à obstrução da artéria pulmonar ou de seus ramos por um trombo (ou trombos) que se origina de algum lugar no sistema venoso ou no lado direito do coração. A trombose venosa profunda (TVP) é uma condição relacionada, ou seja, é importante compreender o TEP não como uma desordem isolada, mas, sim, como uma complicação da trombose venosa profunda (TVP), pois a TVP é definida comoobstrução ao fluxo sanguíneo pela formação de um trombo nas veias do sistema profundo. A TVP afeta com maior frequência os membros inferiores, porem também pode ocorrer na veia cava, nas veias jugulares internas, no seio cavernoso, e nos membros superiores e é uma das principais causas de morte em pacientes hospitalizados devido a sua principal complicação que é o tromboembolismo pulmonar (TEP).O TEP é um distúrbio comum e, com frequência, está associado a traumatismo, cirurgia (ortopédica, abdominal de grande porte, pélvica, ginecológica), gravidez insuficiência cardíaca, idade acima de 50 anos, estados hipercoaguláveis, e imobilidade prolongada. Pode ocorrer também em indivíduos aparentemente saudáveis.
Essa obstrução circulatória determina sinais e sintomas relacionadoscom os sistemas respiratório e cardiovascular, exibindo elevada taxa de mortalidade e morbidade, além de uma potencial recorrência. A obstrução do fluxo sanguíneo arterial pulmonar produz consequências cardiovasculares e respiratórias que variam conforme a extensão da carga embólica, do estado prévio da rede vascular pulmonar (notadamente nos doentes cardiovasculares) e das condições gerais dopaciente.
Clinicamente, o TEP pode passar despercebido, ser moderadamente sintomático ou levar a colapso circulatório ou mesmo ser causa de morte súbita. Infarto pulmonar é uma possibilidade em embolias pulmonares focais e/ou em pacientes com doença cardiovascular prévia. O TEP é um processo dinâmico, em que os mecanismos de reperfusão se estabelecem imediatamente, o que muda o quadro clínico einterfere na interpretação dos procedimentos diagnósticos.
Os sintomas do TEP dependem do tamanho do trombo e da área da artéria pulmonar ocluída pelo trombo. Podem ser inespecíficos. A grande maioria dos pacientes são assintomáticos ou evidenciam sinais clínicos que só serão reconhecidos retrospectivamente. O diagnóstico clínico do TEP, bem como da TVP, é muito pouco confiável. A...
tracking img