Trojans

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2556 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Definição de Trojan
O nome trojan é uma alusão à história do antigo cavalo de tróia, em que o governante da cidade de Tróia na antiga Grécia foi presenteado com um cavalo de madeira no qual havia escondido soldados inimigos. Possui muitas características similares aos vírus, tais como: perda de arquivos, falhas na memória, erros em periféricos, etc... A grande diferença é que o trojan pode serconsiderado um vírus inteligente, pois é controlado à distância pela pessoa que o instalou. Esse indivíduo então, consegue “enxergar” o seu computador, podendo realizar desde as mais simples tarefas como mexer o mouse à utilização do seu IP como ponte para outros ataques. Conseguem ficar escondidos em arquivos de inicialização do sistema operacional e se iniciam toda vez que a máquina é ligada.Perigo real
A popularização da Internet e a facilidade de se criar um programa cavalo de tróia fazem com que esse método de invasão seja atualmente o mais perigoso de todos. Ele não depende de falhas no seu sistema, é quase indetectável e pela sua facilidade de uso pode ser operado por crianças de 6 anos. Pode-se esconder um trojan em fotos, arquivos de música, aplicativos e jogos. Sendo assim,nunca abra arquivos executáveis enviados por estranhos ou pegos em sites duvidosos. Existem muitas técnicas para se instalar um trojan em uma máquina. Um bom exemplo no Windows 98/ME é mapeando a unidade desse computador (netbios), copiar o programa e alterar o arquivo win.ini Assim toda vez que você for jogar paciência ou mesmo abrir o bloco de notas, tome cuidado com o tamanho do arquivoexecutável. Se estiver muito grande, desconfie.

Tipos de cavalo de tróia
Invasão por portas TCP e UDP
Esse é o trojan mais comum existente na Internet hoje. Netbus, Back Orifice, SubSeven, Hack’a’tack, Girlfriend, Netsphere e muitos outros são facilmente encontrados pela rede. Possuem na sua maioria dois arquivos: um servidor para ser instalado no computador da vítima e um cliente com interfacegráfica para manipular o servidor remotamente. As portas de um sistema variam entre 0 e 65535 e servem para identificar serviços rodando no sistema( como o servidor web que utiliza a porta 80). O servidor se torna mais um serviço ao escolher alguma porta para “escutar” as chamadas do cliente.O trojan que utiliza portas TCP, estabelece uma conexão com o servidor, atuando diretamente de dentro do sistema.Já o que utiliza portas UDP, comunica-se via pacotes de dados enviados ao host alvo. Não tão confiável como o TCP, não garante a entrega dos pacotes e o recebimento da resposta. Quase todos os trojans atuais são para a arquitetura Windows. Os poucos existentes em outros sistemas, tais como: Unix, Linux, Novell e Macintosh são chamados de backdoors. A diferença entre o trojan comum e o backdoor éque o último é muito mais difícil de se instalar. Em um sistema Unix por exemplo, para conseguir se instalar um backdoor é preciso possuir privilégios de super usuário (root).

Trojans de informação
Não é tão usado quanto o de portas mas igualmente (ou até mais) perigoso. Enquanto a maioria das funções dos trojans comuns é apenas para aborrecer( sumir com a barra de tarefas, apagar o monitor,desligar o Windows, etc...), o trojan de informação se concentra em ficar residente detectando todos os tipos de dados vitais do sistema. Ele consegue toda senha digitada no servidor junto ao endereço ip das máquinas e envia a informação para uma conta de e-mail configurada pelo invasor. Existem alguns programas mais sofisticados que além de enviar por e-mail, pode enviar a informação por icq ouqualquer outro tipo de messenger. Geralmente o programa envia a informação em um prazo de cada 5 a 10 minutos. Ao contrário do trojan de portas, possui apenas o arquivo servidor e um tamanho bem menor. Exemplo: o servidor do trojan de portas Netbus possui cerca de 490 kb de tamanho. Já o trojan de informações k2ps possui cerca de 17 kb.

Trojans de ponte
É um tipo não muito conhecido mas...
tracking img