Troia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6978 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
GRECIA - termo usado pelos romanos GRAECUS.
Os povos que formaram a Grécia denominavam-se como Helenos (Hélade) ou pela origem dos povos invasores, dos quais descendiam como os Dórios (Espartanos), Jônios e Eólios.

Evolução Histórica

Por volta de 2000 AC, os habitantes de Hélade (Grécia) eram povos indo-europeus, denominados Aqueus, que chegaram a região e dominaram a comunidade local(Peslagos).
Aos poucos, os aqueus construíram centros urbanos (Micenas, Tirinto e Argos). Entraram em contato com a civilização cretense, era que se desenvolveu a civilização creto-micênica.
Em 1700 AC, dois novos grupos invadiram a região, os Jônios e Eólios, que realizaram uma integração pacífica com os habitantes locais.
Em 1400 ASC, os Aqueus conquistaram Cnossos principal cidade de Creta edominaram a região do Mediterrâneo.
É nessa fase, que provavelmente se desenrolou a Guerra de Tróia.
Um novo povo, os Dórios invadiram a região e submeteram várias cidades ao seu domínio, a população foi escravizada em alguns casos e muitos fugiram para outras regiões, formando a primeira diáspora grega.
Período Homérico – A célula básica nesse período era o GENOS (clãs, gentes) todos osdescendentes de um mesmo antepassado viviam em um mesmo lar. Eles possuíam um PATER-FAMILIA (chefe). Essa independência política, apoiava-se na independência econômica. A economia estava baseada no OIKOS (estrutura do lar, produção).
Eles viviam no mesmo teto e veneravam os antepassados, a produção era dividida igualitariamente e havia pouca diferenciação. A produção era basicamente para auto-sustentação.O trabalho escravo era pouco utilizado.
Com o crescimento da população, não houve o mesmo aumento da produção, provocando descontentamentos, também se começou a dividir o GENOS, em pequenas propriedades, afrouxando os laços familiares.

A terra deixou de ser coletiva e passou a ser privada, os que recebiam melhores terras, tornaram-se com o tempo em EUPÁTRIDAS (filhos do pai) e deram origem aaristocracia, baseada fundamentalmente na posse de terras.

Os aristocratas passaram a se reunir em FRATRIAS (irmandades) e daí surgiram as TRIBOS e da reunião de várias tribos, surgiu a organização política da Grécia antiga a CIDADE-ESTADO (Polis).
As cidades gregas tinham características comuns: Agora (praça central), Acrópole (templo construído em uma elevação) e o Asty (mercado). Nessemomento a economia familiar se transformou em economia urbana.
No século VIII AC, se iniciou a expansão comercial e a ocupação do Mediterrâneo, com o crescimento econômico, novas forças sociais se distinguiram, principalmente os grandes comerciantes, que passaram a disputar com os aristocratas, o poder político.




HOMERO.


Poemas Homéricos - Ilíada e a Odisseia são obras magistraisque marcam a cultura grega até ao Séc. VII a.C. Homero é o autor que os gregos vêem em si um papel muito importante na sociedade helénica.
Homero é visto como o educado da Grécia – servia de base para a educação e formação de qualquer jovem grego. Os gregos vêem os seus antepassados: segundo os poemas eles são os descendentes dos heróis da Guerra de Tróia. Há uma dimensão histórica, sempreconsiderada ao longo dos séculos na Grécia Antiga. As qualidades ostentadas pelos heróis irão servir de modelo aos gregos. Assim, não é de admirar que Homero fosse considerado o EDUCADOR DA GRECIA.
Educação do Herói – Bom e Belo.
Campo de batalha (guerreiro); participar da assembleia; respeitar os mais velhos; respeitar os deuses.


A Guerra de Tróia (Ilíada – termo grego para Ilíon\Tróia):durou 10 anos.
Homero – é uma História mítica\semi-história, onde deuses e homens convivem entre si.
Helena – a mais bela – Disputa entre as deusas Afrodite, Atenas e Juno.
Principais Deuses: Zeus (Olimpo), Poseidon (Oceano) e Hades (sombras\inferno)
Paris ou Alexandre filho de Príamo, rei de Troia (O DESTINO)
Aquiles (o mais belo e forte – O DESTINO)
Heitor (o mais humano)...
tracking img