Trocador de calor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1051 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FEMAR – FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE MARIANA
FAMA – FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DE MARIANA
RENATO DOS SANTOS RAMOS








PLANEJAMENTO ESTRATÉGIGO: UM CAMINHO A PERCORRER















Mariana
Dezembro 2011
FEMAR – FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE MARIANA
FAMA – FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DE MARIANA






PLANEJAMENTO ESTRATÉGIGO: UM CAMINHO A PERCORRERTrabalho apresentado a FEMAR referente à Semana dos Estudos Integrados Engenharia de Produção.









Mariana
Dezembro / 2011
RESUMO
Neste artigo será apresentado de forma bastante prática a importância e a necessidade de um planejamento estratégico, destacando a sua aplicabilidade, fator fundamental para o alcance da eficiência e eficácia, que são ferramentasnecessárias para um crescimento e uma constante busca de resultados. Seu objetivo geral está basicamente fundamentado em apresentar a necessidade de um planejamento estratégico e a sua importância, vale ressaltar, que se torna fundamental que o planejamento estratégico seja bem elaborado e consistente.
Palavras chave: Estratégico, planejamento, eficiência e eficácia.
Introdução
Partindo da ideiaprincipal que é justamente o foco essencial para elaboração deste artigo, no qual será apresentada de forma sucinta, a necessidade de um planejamento estratégico e sua importância para que possamos buscar dentro de certas regras e limites uma melhor condição e um melhor futuro elaborado e planejado estrategicamente.

O que é Planejamento Estratégico
O planejamento é um processo, um conjunto detarefas que são desempenhadas para alcançar as metas comuns e determinar os objetivos, estruturando a melhor maneira de atingi-los. Dessa maneira, há uma concentração de esforços e utilização de recursos mais eficiente. O planejamento estratégico significa pensar a organização como um todo em sua relação com o ambiente, numa perspectiva de futuro; é ver o todo antes das partes. Criar uma visão defuturo e os meios de alcançá-lo. Daí a importância de analisar o ambiente para definir a missão e escolher as estratégias de ação (posicionamento). O planejamento serve de base para a preparação do plano de negócios e, ainda, para a análise estratégica da incubadora, ajudando a entender melhor a situação atual e as melhores alternativas ou meios para atingir os objetivos e as metas estipuladas.Planejamento Estratégico
“Não há vento favorável para aquele que não sabe aonde vai”. A frase do filosofo romano Sêneca traduz a importância do planejamento nos projetos de desenvolvimento territorial.

Para um bom planejamento estratégico devemos construir uma visão do futuro.
Ter uma visão do futuro consensual e compartilhada e de extrema importância, pois ela vai orientar as diferençaspoliticas, sociais, econômicas, religiosas ou de outra natureza, que jamais vão deixar de existir.
O planejamento estratégico é também um plano de ação e um processo gerencial, tendo com pontos focais a disponibilidade de recursos financeiros, com maior ênfase e qualidade nos serviços.
O planejamento visa antecipar o futuro em relação a curto, médio e longo prazo. Serão criados métodos utilizando-sede informações de um histórico já existente a fim de se possa consolidar em ações futuras, que correspondera ao estabelecimento de um conjunto de providencias a serem tomadas pelo executivo para a situação em que o futuro tende a ser diferente, entretanto tem condições e meios de agir sobre as variáveis e fatores de modo que possa exercer alguma influencia. Existe ainda um processo decisivo queocorrerá antes, durante e depois de sua elaboração e implantação. Este processo de tomada de decisão deve conter ao mesmo tempo os dois componentes individuais e organizacionais, este modelo de planejamento é o processo de elaboração da estratégia, na qual se define a relação entre a organização e o ambiente interno e externo, bem como os objetivos organizacionais, com a definição de estratégias...
tracking img