Troca de calor corporal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4885 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução a Biofísica?


Muitos estudantes da área exata demonstram uma curiosidade maravilhada acerca da Biofísica, os motivos desta sedução são incontáveis. Talvez seja o mistério de estudar a vida, de desvendar algum truque do DNA, de ficar frente a frente com um anfíbio em seu ambiente natural, de ter um emprego vestindo branco em um hospital, de trabalhar em um lugar com mais meninas, oude encontrar a cura de alguma doença grave e incurável que tenha ceifado a vida de um ente querido. A estes estudantes este artigo é escrito. Espero não os decepcionar, de antemão adianto que aqui encontrarão muitos caminhos, respostas e perguntas.

A impressão primeira oferecida pela Biofísica a um físico que por descuido se tornou professor desta disciplina foi a de um conjunto de conteúdosde biologia que para sua compreensão requer um conhecimento um pouco mais sofisticado de física. Paralelamente, quem tem o poder nos departamentos que lecionam Biofísica são biólogos ou médicos. Este pessoal, não muito familiarizado com física, acaba passando a bola do ensino desta disciplina para alguns poucos dentre eles que por aptidão, renúncia ou emprego público estável, se sujeitam a mexercom equações e os
abstratos conceitos da física.

Antes de descrever o que se ensina na Biofísica, que é o tema deste escrito, permitam uma breve digressão sobre a física e o que um físico pode esperar de um ramo da física aplicada (afinal muitos talvez tenham em mente ser este o status da Biofísica). O curso de física nos faz pensar que existem disciplinas fundamentais: mecânica,eletromagnetismos, mecânica estatística ou quântica. Os currículos de graduação e pós -graduação enfatizam o caráter essencial destas áreas e somos todos conduzidos a imaginar, não totalmente sem razão, que podemos resolver um sem número de problemas usando conceitos e métodos da física. Assim acontece, por exemplo, com a física nuclear, o estado sólido, a astronomia, ou a física de plasma. Assim, em tese, sepassaria com a Biofísica, mas esta, porém, situa-se em uma geografia mais longínqua do que as anteriores. A física de plasma pertence por inteiro ao mundo da física, a Biofísica, por outro lado, não se situa totalmente à vontade, nem dentro da física, nem na biologia.

Brinca-se nas cantinas dos departamentos de física, entre goles fartos e irônicos de café, que aos físicos não lhes falta aauto-estima, afinal seus métodos revelam os segredos mais fundamentais da matéria e ainda se aplicam a todas as áreas de conhecimento (e talvez mais algumas por inventar).

O parágrafo anterior e a piada estão aqui como uma semi-advertência ao leitor (que provavelmente é um físico): não existem Hamiltonianas em Biofísica. E mais, para se ensinar esta disciplina são necessárias longas descrições danatureza e um saber fenomenológico da física - tente deixar a maioria das suas equações em casa antes de se dirigir à sala de aula. Ninguém conseguirá dar uma aula de Biofísica que não seja uma redonda porcaria se não conhecer física do cotidiano e não tiver bons bocados de biologia em seu coração.
Este escrito não se ocupa do que a Biofísica é, ou deveria ser, aqui se fará uma exposição breve doque ela tem sido sob a ótica da demanda dos seus currículos de graduação. Na descrição dos conteúdos da disciplina enfocaremos três aspectos: a necessidade de se ensinar Biofísica para se entender Fisiologia, a relação entre a Biofísica e o maquinário médico e os pré-requisitos de física necessários à Biofísica: o que se ensina e o que não se ensina no segundo grau. Por fim, pois como latinos nãoresistimos à vontade de filosofar, será exposta uma quase elegante definição da Biofísica e se discorrerá sobre o sentido das palavras.

O que se ensina na disciplina de Biofísica

A disciplina de Biofísica é ministrada para vários cursos da área biológica e da saúde. Os currículos dos cursos de graduação variam ao longo do país, em nossa instituição (Universidade Federal do Rio Grande do...
tracking img