Troca de bolsa de colostomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (290 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TROCA DE BOLSA DE COLOSTOMIA OU ILEOSTOMIA
A colostomia ou a ileostomia são derivações intestinais onde se exterioriza o cólon ou o ílio (intestino fino) na paredeabdominal, formando um novo trajeto e local a para a saída das fezes. Esse procedimento pode ser realizado de forma definitiva ou de forma provisória, dependendo do tipo de tratamento eda severidade do tumor. Após esse procedimento, o paciente utiliza uma bolsa especial para que suas fezes sejam coletadas.

PROCEDIMENTO
MATERIAIS:
Bandeja, saco de lixobranco, luvas de procedimento, gases não estéreis, comadre, tesoura, escala de medição de estoma, bolsa coletora de colostomia de 1 peça, caneta e presilha para fechamento debolsa coletora, SF 0,9%.
Reunir todo o material na bandeja, realizar a higienização das mãos, explicar o procedimento para o paciente. Limpe a pele ao redor do estoma, sequebem a pele, e limpe com SF 0,9%, utilize o medidor de estoma para saber o tamanho exato, desenhe o molde do estoma no verso da placa. Não deixe a abertura maior que o estoma, oideal é manter de dois a trêsmilímetros de pele descoberta ao redor do estoma. Fazer pressão suave sobre a barreira para melhor aderir a pele, retirar o papel que protege oadesivo e fazer leve pressão. Fechar a abertura da bolsa coletora com a presilha fazendo uma dobra na extremidade desta sobre a h sobre a haste interna da presilha.
Retirar aluva de procedimento, realizar a higienização das mãos, checar na prescrição de enfermagem e anotar todo o procedimento realizado registrando o aspecto do estoma, da pele e dopaciente.





BIBLIOGRAFIA:
www.unifesp.com.br/hsp/testealfa/arvos/hsp/assist/geral/trocbolilump.pdf
www.fegest.org/dowloads/100-perguntas-sobre-colostomia.pdf
tracking img