Tripanossomiase bovina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5212 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Resumo

A Tripanossomíase animal é considerada um sério problema sanitário na maioria dos países tropicais, sendo muitas vezes necessária a utilização de drogas para o seu controle. Na América do Sul, Central e Caribe ela causa significante prejuízo à indústria pecuária. O Trypanossoma vivax é considerado o mais patogênico e importante tripanossoma de bovinos. A adaptação à transmissãomecânica por insetos hematófagos, tais como tabanídeos e Stomoxys spp. são importantes para manter a tripanossomose em rebanhos bovinos e bubalinos.
Os Tripanossomas spp. são protozoários que possuem distribuição geográfica mundial acarretando perdas econômicas na bovinocultura devido à mortalidade e doença. T. vivax também deve ser considerado um dos agentes impotantes causadores de danos reprodutivosem bovinos. No Brasil os principais sintomas encontrados tem sido: palidez das mucosas, perda progressiva de peso, inapetência, diarréia e aborto durante o terceiro trimestre de gestação.
O presente seminário tem como objetivo realizar uma revisão de literatura através de levantamentos bibliográficos apresentando discussão, comentários e conclusão do grupo.

2. Introdução

Tripanossomíases sãodoenças provocadas por protozoários patogênicos do gênero Trypanossoma, que têm larga distribuição e importância econômica na África, principalmente em áreas ocupadas pelo seu vetor biológico, a mosca tsé- tsé. No Oeste da África, Trypanossoma vivax é considerado o mais patogênico e importante agente infectante de bovinos. A adaptação à transmissão mecânica por insetos hematófagos, tais comotabanídeos e Stomoxys spp., permitiu a expansão de Tripanossoma vivax para América Central, América do Sul e Caribe. (SILVA et al., 2004).
As Tripanossomoses se encontram localizadas na lista das 20 doenças mais importantes de acordo com seu impacto na pobreza. Febre aftosa, antrax, ectoparasitas, fascioloses estão entre as outras doenças que se encontram incluídas na mesma lista. Adicionalmente astripanossomoses se encontram entre as 10 zoonoses mais importantes junto com o antrax, tuberculose bovina, bruceloses, cistecercose, leptospirose, entre outros (SILVA et al., 2004).
Sendo causadas por espécies do gênero Trypanossoma que pertencem ao filo Euglenozoa, ordem Kinetoplastida. Por sua vez, esta ordem se encontra dividida em 2 sub-ordens: Bodonina e Trypanosomatina. A característicaprincipal desses protozoários é a presença da organela chamada “cinetoplasto” localizada na base do flagelo, que contém o DNA mitocondrial. Existem ainda outras duas características únicas encontradas nos Kinetoplastida examinados até agora: a compartimentalização da glicólise dentro de um microcorpo chamado “glicosoma” e o “trans-splicing” de uma seqüência curta e conservada de RNA chamada “splicedleader” ou “mini-exon”. A subordem Trypanosomatina contém uma única família, Trypanosomatidae, que por sua vez, contém oito gêneros (Trypanossoma, Leishmania, Endotrypanum, Crithidia, Blastocrithidia, Leptomonas, Herpetomonas e Phytomonas) (SILVA et al., 2004).
Os Tripanossomas spp. patogênicos de importância pecuária se encontram todos localizados na seção Salivaria, dos quais apenas Trypanossomavivax, Tripanossoma equiperdum e Tripanossoma evansi podem ser encontrados na América do Sul. (SILVA et al., 2004).
Várias são as doenças que interferem no processo reprodutivo de animais domésticos. Dentre as enfermidades que provocam aborto e concorrem para a menor produtividade na fase de cria pode-se considerar a infecção pelo Trypanossoma vivax, tanto em bovinos quanto em ovinos (SILVA etal, 2002).

3. Epidemiologia

As Tripanossomíases possuem distribuição cosmopolita, sendo que sua ocorrência é favorecida pelas condições climáticas onde temperatura e umidade são essenciais para o ciclo das moscas hematófagas que têm por sua vez papel importante na transmissão mecânica do protozoário (SCHENK et al., 2001).
Na América do Sul são encontrados Tripanossoma cruzi, Tripanossoma...
tracking img