Trigo mourisco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (427 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRIGO MOURISCO

Nome comum: Trigo mourisco, trigo mouro, trigo sarraceno ou trigo preto.
Nome cientifico: Fagopyrum esculentum Moench
Família: Polygonaceae.
Origem: Ásia centralCaracterísticas, produtividade, plantio e utilização
Caule ereto ou ascendente, por vezes, tingidas de vermelho, com parcimônia ramificada. Folhas: acastanhadas, soltas, em forma de funil, 5-11 mm, margenstruncar a obtuso, pecíolo 1-7 cm, largamente triangulares, em geral rastiforme, ápice agudo a acuminada. Inflorescências axilares, pedúnculo 1-6 cm. Flores freqüentemente verde com margensesbranquiçadas, aquênios uniformemente cinza ou, raramente, manchado com manchas pretas medialmente.
Características Físicas crescimento anual de 0.8 a 0,95m. As flores são monóicas (flores individuais sãodo sexo masculino ou feminino, mas ambos os sexos podem ser encontrados na mesma planta) e são polinizadas por abelhas e moscas. A floração geralmente entre junho-setembro; frutificaçãojulho-novembro. O período até a floração é de 35 a 40 dias, e até a colheita é de 85 a 95 dias . Cultivado como grãos vegetais e adubos verdes. A semente germina normalmente em 5 dias.
A planta requer solos bemdrenados e podem crescer em solos pobres nutricionalmente. Não pode crescer na sombra. Prefere um clima frio úmido, também bem sucedido em regiões secas e áridas. Possui boa tolerância a acidez dosolo, podendo ser utilizado como adubo verde para regeneração de solos esgotados.
As folhas são comestíveis, podem ser consumidas crús ou cozidas, sendo que podem ser adicionadas a saladas ou podemser cozidas. Os grãos também são muito utilizados como alimento, principalmente para a fabricação de pães, bolos biscoitos,massas entre outros. Os grãos, feno e a silagem do mourisco podem ser usados naalimentação de bovinos, suínos, caprinos, ovinos e aves, com restrição aos animais de pele clara e eqüinos.
O trigo mourisco não tem nenhum parentesco com o trigo comum (Triticum aestivum L.),...
tracking img