Trignometreioa

535 palavras 3 páginas
NTD DE
TRIGONOMETRIA
A APLICAÇÃO DA TRIGONOMETRIA
NA ACÚSTICA

Alunos:
André Luiz Soares Teófilo Martins - Nº 07
Anne Caroline Saldanha Viana – Nº 09
Lucas de Castro Melo – Nº 33
Paula Victória Silva Sá – Nº 39
Sangela do Carmo Silva – Nº 46
Professor: Edilberto
Série: 1º Ano Turma: 06

A acústica é o ramo da física que estuda o som. O som é um fenômeno ondulatório causado pelos mais diversos objetos e se propaga através dos diferentes estados físicos da matéria.
Em acústica geralmente podemos dividir entre geradores de som, meios de transmissão, propagação e receptores. A acústica mensura estes meios, cria instrumentos, tabelas, etc, de forma a fornecer dados necessários aos mais diversos ramos da ciência para a utilização dos sons, de seus meios de propagação e efeitos.
Na cadeia geração e recepção acústica inclui-se o indivíduo que recebe o efeito sonoro e o evento que dá origem ao fenômeno. A acústica é considerada uma ciência que abrange diversas disciplinas e por elas é abrangida.
Ondas sonoras e a trigonometria:
As ondas sonoras mais simples são do tipo senoidal.
Estas ondas podem ser descritas por uma série de funções matemáticas chamadas de harmônicas, da qual as funções seno e cosseno fazem parte. O seno é a razão entre o cateto oposto ao ângulo e a hipotenusa do triângulo retângulo:
Um gráfico do seno do ângulo θ, traçará um círculo completo da curva senóide se variar o ângulo de 0 a
2. Para relacionar isso com ondas sonoras, é preciso incluir a noção de tempo, pois as mesmas são fenômenos que ocorrem no tempo.

Fazendo isso, primeiramente multiplicamos nossa notação para um círculo completo (2π) pelo tempo t, em segundos. A quantidade 2πt vai de 0 a 2π, ou seja roda o círculo por inteiro, quando t vai de 0 a 1.
Isso é correspondente à frequência de 1 Hertz
(ciclos/s), ou seja, esse evento acontece no período de 1 segundo. Se quisermos representar qualquer outra frequência, só o que precisamos fazer é

Relacionados