Trichomonas vaginales

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1828 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2 AGENTE ETIOLÓGICO

O Trichomonas vaginalis é um parasita eucariota flagelado anaeróbio facultativo com cerca de quinze micrômetros. Tem quatro flagelos desiguais e uma membrana ondulante que lhe dão mobilidade, e uma protuberância em estilete denominada axóstilo --- uma estrutura rígida, formada por microtúbulos, que se projeta através do seu centro até sua extremidade posterior.[2] Nãopossui mitocôndrias, mas apresenta grânulos densos (hidrogenossomos) que podem ser vistos à microscopia óptica. Essas estruturas são portadoras da enzima piruvato:ferredoxina oxirredutase, a qual transforma piruvato em acetato por oxidação fermentativa, liberando energia na forma de ATP.
O T. vaginalis é o agente causador da tricomoníase.[2] Existe em apenas uma única forma (trofozoíto), que ésimultaneamente infecciosa e ativa. Contudo formas arredondadas com flagelos internalizados muito semelhantes a cistos, porém sem apresentar parede cística são comumente encontradas. Estas formas são conhecidas como pseudocistos. Ao contrário do que se imaginava os pseudocistos não são formas degenerativas, mas sim formas funcionais e metabolicamente ativas.[3]Reproduz-se por pleuromitose fechada comfuso extranuclear.
Cresce em pH entre 5,0 e 7,5 a temperaturas variando de 20 a 40 °C. Utiliza a glicose, a maltose e a galactose como fontes de energia. Mantém o glicogênio como forma de armazenamento de energia. Em condições adversas, pode utilizar também os aminoácidos, especialmente a arginina, treonina e leucina, como fontes energéticas.
O T. vaginalis é uma célula polimorfa (pois, nãoexistem estruturas de sustentação, ou que lhe confiram rigidez, sob a membrana), tanto no hospedeiro natural como em meios de cultura. Os espécimes vivos são elipsóides ou ovais e algumas vezes esféricos. O protozoário é muito plástico, tendo a capacidade de formar pseudópodes, os quais são usados para capturar os alimentos e se fixar em partículas sólidas, mas não para a realização de movimentosamebóides; como todos os tricomonadídeos, não possui a forma cística (forma latente do parasita), somente a trofozoítica (organismo móvel e pouco resistente no meio ambiente). A forma típica é alongada, ovóide ou piriforme, provida de quatro flagelos livres que partem de uma depressão do pólo anterior, denominada canal periflagelar, e se dirigem para a frente. Outro flagelo, recorrente, emerge foradesse canal e fica voltado para trás, mantendo-se aderente em toda sua extensão ao corpo celular por uma prega que constitui a membrana ondulante, mas que não chegam até a extremidade posterior, se estendendo somente ao longo dos dois terços anteriores da célula. Os flagelos movimentam o protozoário com movimentos abruptos.
2.1 RESERVATÓRIO

Tem como reservatório homem e mulher
(Vagina euretra)

3 CICLO EVOLUTIVO

Trichomonas vaginalis, o processo inflamatório intenso na genitália e no colo do útero pode facilitar a penetração do HIV no organismo
O Trichomonas vaginalis produz infecção somente no trato urogenital humano. Na mulher, A tricomoníase provoca uma vaginite que se caracteriza por um corrimento vaginal fluido abundante de cor amarelo-esverdeada, bolhoso, de odorfétido, mais freqüentemente do período pós-menstrual. A mulher apresenta dor e dificuldade para as relações sexuais, desconforto nos genitais externos e dor ao urinar. A vagina e a cérvice podem ser edematosas e eritematosas, com erosão e pontos hemorrágicos na parede cervical.
3.1 Período de incubação varia de três a vinte dias.
3.2 Sintomas do ciclo evolutivo
* corrimento abundante,amarelado ou amarelo esverdeado, bolhoso, com mau-cheiro;
* prurido e/ou irritação vulvar;
* dor pélvica (ocasionalmente);
* sintomas urinários (disúria, polaciúria); e
* hiperemia da mucosa, com placas avermelhadas (colpite difusa e/ou focal, com aspecto de framboesa; teste de Schiller "onçóide").
Mais da metade das mulheres portadoras de tricomoníase vaginal são completamente...
tracking img