Tributação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2266 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Cruzeiro do Sul

Folha de Pagamento

Universidade Cruzeira do Sul

Folha de Pagamento

Curso: Administração de Empresas
Disciplina: Contabilidade Tributaria
Professor: M.S Tenório Silva Carneiro
Tema: Custo Efetivo da Folha de Pagamento para as Empresa

Sumario

Introdução 4
O que é Folha de pagamento 5
Dados que devem constar na folha de pagamento. 6
DoHolerite 7
Influencia da classificação tributaria da empresa sob a folha 8
Simples Nacional 8
Lucro presumido 9
Lucro real 9
Conclusão 11
Referencias 12

Introdução
O objetivo deste trabalho é dar uma visão geral do que compõe a folha de pagamento de salários e dos encargos que incidem sobre a mesma bem como o processo de elaboração e de contabilização da folha de pagamento. Serãoabordados os conceitos dos principais proventos e descontos incidentes na folha de pagamento de tal forma a trazer explicações básicas e exemplos demonstrados neste trabalho.

CONCEITO
Empregador: De acordo com Art. 2° da CLT, considera-se como empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os ricos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal deserviços. Cabe a ele organizar, administrar ou controlar o trabalho que deve ser feito com o objetivo de melhor administrar as empresas.
Empregado: De acordo com Art.3º da CLT considera-se empregado toda pessoa física que presta serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante o salário. Cabe a ele executar seu trabalho de acordo com as regras estabelecidas peloempregador, visto que coloca sua mão-de-obra a disposição dele, o qual dirige o trabalho dizendo o que é e como fazer.
A relação de trabalho estabelecida entre duas pessoas podem ser de diferentes tipos, de acordo com o trabalho a ser desenvolvido e com o interesse das partes envolvidas. Podem ser com ou sem vínculo empregatício, terceirizados, avulso, temporários entre outros.

DOCUMENTOS PARACONTRATAÇÃO DE UM EMPREGADO

• Carteira de Trabalho (CTPS);
• Cédula de identidade (RG);
• Título de eleitor (obrigatório para os candidatos a partir de 18 anos);
• Certificado de reservista (para os candidatos do sexo masculino com 18 anos
ou mais);
• C.P.F;
• Atestado de Saúde Ocupacional (Admissional);
• Fotos 3 x 4;
• Certidão de Casamento;
• Certidão de Nascimento dos filhosaté de 21 anos ou inválidos de qualquer idade,
necessária para o pagamento do salário família e dedução do Imposto de Renda;

Registro do empregado deverá ser registrado no momento em que passar a prestar serviço à empresa. O registro pode ser feito em livros, fichas, sistema eletrônico, e deverá conter identificação do empregado, com número, série e UF da carteira de trabalho e previdênciasocial – CTPS data de admissão, e quando o funcionário for desligado a data da demissão, remuneração e forma de pagamento, local e horário de trabalho e concessão de férias.

A FOLHA DE PAGAMENTO

O uso da folha de pagamento é obrigatório para o empregador e deve ficar à disposição da fiscalização. Nela são registrados mensalmente todos os valores referentes à remuneração dos empregados,divididos em duas partes:
PROVENTOS: são créditos do empregado, os quais deverão ser lançados separadamente por verbas, de forma a facilitar o entendimento por parte do empregado.
SALÁRIO: é a contraprestação dos serviços prestados junto a empresa em decorrência do contrato de trabalho antes de preparar a folha de pagamento.
REMUNERAÇÃO: é a soma dos salários com outras vantagens percebidas peloempregado em decorrência de um contrato de trabalho.
DESCONTOS: são os valores que devem ser deduzidos do trabalhador sobre o INSS, Imposto de Renda, Contribuição sindical, Adiantamentos, Faltas e atrasos, Vale-transportes
13º SALÁRIO: é uma gratificação que deve ser paga ao empregado em duas parcelas até o final do ano, no valor corresponde a 1/12 da remuneração para cada mês trabalhado. O...
tracking img