SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA
Energia Elétrica

SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA
Energia Elétrica

Trabalho realizado na disciplina
De planejamento tributário,
desenvolvido por Veridiane
Chamberlain, com a finalidade
de compreender a substituição
tributária aplicada à um
determinado produto.

INTRODUÇÃO
A Substituição Tributária é o regime pelo qual a responsábilidade pelo ICMS devido emrelação às operações ou prestações de serviços é atribuída a outro contribuinte.
 Contribuinte Substituto: é aquele eleito para efetuar a retenção e/ou recolhimento do ICMS;
Contribuinte Substituído: é aquele que, nas operações ou prestações antecedentes ou concomitantes é beneficiado pelo deferimento do imposto e nas operações ou prestações subsequentes sofre a retenção.

SUBSTITUIÇÃOTRIBUTÁRIA
Há várias espécies de substituição tributária: a substituição para frente, a substituição para trás (ou deferimento), e a substituição propriamente dita.
Na primeira hipótese (substituição para frente), o tributo relativo a fatos geradores que deverão ocorrer posteriormente é arrecadado de maneira antecipada, sobre uma base de cálculo presumida. Assim, à guia de exemplo, o estabelecimentoindustrial que vende certo produto, recolhe o tributo devido por ele mesmo, e também o tributo que seria devido pelo distribuidor e pelo varejista. Para proceder ao cálculo, o Estado deve divulgar uma base de cálculo presumida, segundo critérios definidos em lei. Essa base de cálculo deve observar a realidade de cada mercado, para fins de determinar o preço final praticado em cada operação.Na substituição para trás, ou deferimento, o que ocorre é justamente o contrário. Apenas a última pessoa que participa da cadeia de circulação da mercadoria é que paga o tributo, de maneira integral, inclusive relativamente às operações anteriormente praticadas e/ou seus resultados.
Já na substituição pura e simples, o contribuinte em determinada operação ou prestação é substituído por outro [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 11). Tributação energia elétrica. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Tributa%C3%A7%C3%A3o-Energia-El%C3%A9trica/473716.html

MLA

"Tributação energia elétrica" TrabalhosFeitos.com. 11 2012. 2012. 11 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Tributa%C3%A7%C3%A3o-Energia-El%C3%A9trica/473716.html>.

MLA 7

"Tributação energia elétrica." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2012. Web. 11 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Tributa%C3%A7%C3%A3o-Energia-El%C3%A9trica/473716.html>.

CHICAGO

"Tributação energia elétrica." TrabalhosFeitos.com. 11, 2012. Acessado 11, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Tributa%C3%A7%C3%A3o-Energia-El%C3%A9trica/473716.html.