Tribunal de nuremberg

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (615 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA CRÍTICA
TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL EM NUREMBERG

Dos fatos que deram origem a 2ª Guerra mundial, os mais tristes foram os crimes contra os direitos humanos cometidos pelos nazistas doPartido Nacional Socialista Alemão, retrata com fidelidade o poder destrutivo do ser humano contra o seu semelhante.
No pós 2ª Guerra Mundial as potências vencedoras acordaram em estabelecer umprocesso coletivo para julgar os grandes criminosos de guerra perante o Tribunal Militar Internacional. Entretanto acharam que os criminosos de guerra não mereciam ter julgamento de militar e estabeleceramum Tribunal em Nuremberg.
Essa atitude mostra que esse Tribunal tinha muito mais interesse politico e caráter vingativo do que a busca da verdadeira justiça, visto que foram os vencedores que julgaramos vencidos, os que pertenciam aos exércitos vencedores e que praticaram algum crime de guerra não foram para julgamento.
Esse julgamento perdurou por quase um ano ininterrupto, foi marcado porinúmeras contradições e máculas aos princípios fundamentais de direito. Foi um julgamento sem imparcialidade dos juízes, já que eram juízes pertencentes às nações vencedoras, não houve ampla defesa, poisos réus não tiveram direito a recorrer das sentenças.
As condenações foram injustas, uma vez que todos cometeram atrocidades e houve absolvições, penas mais brandas, mais sofridas como a prisãoperpétua e até os que foram condenados a morte foi com menos sofrimentos.
É indiscutível que o Tribunal de Nuremberg julgou os grandes criminosos nazistas foi um marco, um legado ao mundo no que se refereaos direitos humanitários, direitos humanos no âmbito internacional, pois foi justamente esse tribunal responsável por abrir precedentes a outras cortes internacionais, e assim mostrar ao mundo queatos desumanos como os praticados pelos nazistas jamais seriam novamente tolerados.
É certo que esse tribunal agiu de forma injusta diante do ponto de vista jurídico e humano, a moral foi totalmente...
tracking img