Tribunal de Nunemberg

836 palavras 4 páginas
Tribunal de Nunemberg

Em 1945 e 1946, após o término da Guerra, alguns dos responsáveis pelos crimes cometidos durante o período do Holocausto foram levados a julgamento na cidade de Nuremberg, na Alemanha. Juízes das Forças Aliadas (Grã-Bretanha, França, União Soviética e Estados Unidos) presidiram os interrogatórios de 22 dos principais criminosos nazistas.
Doze deles receberam pena de morte. A maioria dos acusados assumiu os crimes de que eram acusados, porém muitos alegaram que estavam "apenas seguindo ordens de autoridades superiores". Aqueles envolvidos diretamente nos assassinatos receberam as sentenças mais severas, mas outros indivíduos que desempenharam papéis importantes no Holocausto, incluindo oficiais do alto escalão do governo nazista e executivos que usaram prisioneiros dos campos de concentração para trabalho escravo, foram condenados a curtos períodos de detenção ou não receberam nenhuma penalidade.
A maior autoridade nazista, o maior culpado pelo Holocausto, Adolf Hitler, não estava presente nos julgamentos de Guerra, pois havia covardemente se suicidado, assim como vários de seus companheiros. Muitos outros criminosos nunca foram julgados. Alguns fugiram da Alemanha para viver no exterior, incluindo centenas que foram para os Estados Unidos.
Os julgamentos de nazistas continuaram acontecendo na Alemanha e em muitos outros países. Simon Wiesenthal [um sobrevivente dos campos de concentração], o mais famoso “caçador de nazistas”, encontrou Adolf Eichmann escondido na Argentina. Eichmann, que ajudou a planejar e executar a deportação de milhões de judeus, foi levado a julgamento em Israel. Os depoimentos de centenas de testemunhas, muitas delas sobreviventes de suas atrocidades, foram transmitidos e escutados em todo o mundo. Eichmann foi declarado culpado e executado em 1962.

DATAS IMPORTANTES
8 DE AGOSTO DE 1945
ATO CONSTITUTIVO DO TRIBUNAL MILITAR INTERNACIONAL (IMT) ANUNCIADO NA CONFERÊNCIA DE LONDRES
O Tribunal

Relacionados

  • tribunal nunemberg
    480 palavras | 2 páginas